Mudas de pau-brasil serão doadas para promover o reflorestamento de propriedades rurais
Mais de duas mil mudas de pau-brasil serão doadas aos produtores aracruzenses, com a iniciativa de promover o reflorestamento de propriedades rurais desmatadas. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag), que firmou uma parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que realizou o repasse das mudas.
Cada produtor terá direito a receber até 200 mudas e para isso, será necessário realizar o cadastro na gerência de Agricultura, localizada na Semag. Por meio de GPS, cada muda será identificada e mapeada. O objetivo é garantir que as plantas utilizadas para promover o reflorestamento das áreas sejam preservadas.
“Muitos pensam que a nossa pasta realiza apenas trabalhos voltados para o meio rural, mas essa parceria com a Ufes nos possibilita expandir nossas ações e contribuir com a preservação do meio ambiente.
A secretaria de Agricultura, preocupada com a recuperação das matas e a preservação das espécies da nossa região, realizou essa parceria para reflorestar as matas ciliares e as áreas de APP com mudas nativas da nossa região. A doação dessas mudas pode parecer algo simples, mas os benefícios dessa ação serão vistos daqui uns anos, quando enxergamos as áreas recompostas e reflorestadas. Além disso, as árvores plantadas podem melhorar a qualidade do ar e proporcionar a preservação da espécie”, destacou o secretário da Semag, Mauro Demartha.
Ainda de acordo com o secretário, os aracruzenses já podem procurar a Semag para se cadastrar. “O processo para receber as mudas é super simples e já estamos distribuindo para quem estiver cadastrado. Vale ressaltar que a responsabilidade de recolher as mudas é do cidadão”, disse.
O pau-brasil é uma árvore nativa do Brasil e que foi intensamente explorada no período colonial, e é reconhecida por sua madeira resistente e sua coloração avermelhada. Atualmente, a espécie se encontra em risco de extinção devido à exploração desenfreada no passado.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde publica 9ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Secretaria de Serviços Urbanos é campeã do Campeonato de Futebol dos Servidores Municipais de Aracruz
- Alunos de Aracruz aprendem sobre preservação no projeto Escola no Manguezal
- Centro de Convivência dos Idosos é modernizado com melhorias em acessibilidade e nova quadra poliesportiva coberta
- Prefeitura realiza melhorias em cemitérios municipais para o Dia de Finados
- Rematrícula dos estudantes da Rede Municipal de Ensino se inicia na próxima segunda-feira (3/11)
- Agrinho 2025 é encerrado com sucesso em Aracruz
- Programa Compra Direta é lançado, beneficia 130 famílias e fortalece a agricultura familiar em Aracruz
- Consulta Pública do Diagnóstico do serviço de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos
- Encontro formativo sensibiliza pedagogos a identificarem potencialidades e desafios em docentes da Educação Infantil