Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito

As mudanças no trânsito já começaram. Com a municipalização, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) iniciou a demarcação das faixas de rolamento na rua Ozório da Silva Rocha, que está sendo preparada para o trânsito nos dois sentidos, permitindo que os motoristas que estejam se deslocando pela rua Professor Lobo e queiram retornar para o Centro não necessitem ir até a rotatória do Shopping Oriundi, aliviando o fluxo de veículos.
A reformulação tem como objetivo melhorar a fluidez do tráfego e garantir uma circulação mais eficiente entre as vias da cidade. A reestruturação das sinalizações horizontais, como linhas divisórias de pista, faixas de pedestres e setas de direcionamento faz parte de um plano mais amplo de mobilidade urbana que será implantado gradualmente ao longo dos próximos meses.
Para o secretário de Mobilidade Urbana, Coronel Ferrari, as medidas são fruto de estudos técnicos que identificaram pontos críticos de tráfego e necessidade de ajustes na circulação. “O trecho que desce da rua Ernesto Piona até a rua Professor Lobo vai voltar a ter o trânsito nos dois sentidos. Numa primeira fase estão sendo revitalizadas e ampliadas as vagas de estacionamento, dando prioridade para as vagas de idosos, pessoas com deficiência (PCD) e embarque e desembarque de alunos. Também foi substituída toda a sinalização vertical, buscando orientar os motoristas. A reativação da mão dupla atende a uma antiga demanda de moradores e comerciantes de Aracruz”, destacou.
A rua Ozório da Silva Rocha vai ser sinalizada com placas indicativas e faixas pintadas. Os agentes de trânsito estão no local durante toda a operação dando suporte. Na próxima fase será revitalizada a sinalização horizontal, como canalização das entradas de garagem e esquinas, faixas de pedestres e eixo principal.
Municipalização do Trânsito
No dia 7 de abril, a Prefeitura de Aracruz oficializou um marco histórico para o município com a assinatura do Convênio nº 005/2025 de Integração e Cooperação Técnica, celebrado com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES). Agora, o município tem autonomia plena para gerir, fiscalizar e promover ações estruturantes no sistema viário.
Com a municipalização efetivada, agora Aracruz tem acesso direto ao banco de dados de veículos e condutores do Detran, o que possibilita uma atuação integrada. Na Engenharia de Trânsito, o município pode planejar e executar as devidas melhorias nas vias, com a instalação de sinalização mais eficiente, a criação de novos projetos viários e a revitalização das vias existentes, garantindo a integridade de motoristas, pedestres e ciclistas. Já a fiscalização pode ser intensificada com a instalação de novos semáforos, radares e câmeras de monitoramento. A utilização de tecnologias modernas permite a atuação de forma mais eficaz, prevenindo infrações e evitando acidentes. O município pode, ainda, investir em campanhas educativas que sensibilizem os motoristas e pedestres sobre a importância de um trânsito mais seguro.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental