Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira

Publicado em: 08 de maio de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira

A Secretaria de Educação (Semed) recebeu os kits do Lego Braille Bricks que atenderão as escolas da Rede Municipal de Ensino. Na tarde desta quinta-feira (8), a secretária Jenilza Spinassé, na companhia da equipe do setor de Educação Especial Inclusiva, esteve no Almoxarifado para conferir todo o material que oferecerá uma metodologia de ensino destinada a estudantes com deficiência visual/cegueira, revolucionando assim, a forma como eles aprendem e se divertem.

O material é desenvolvido pela Fundação Lego, em parceria com a Fundação Dorina Nowill, e representa um marco importante para o fomento da aprendizagem e da educação inclusiva no município. Ao todo são 113 kits que serão destinados a todas as escolas já na próxima semana, atendendo crianças da Educação Infantil ao 5 ano do Ensino Fundamental. Eles também poderão ser usados com estudantes sem deficiência visual, mesmo porque se trata de uma ferramenta pedagógica e de inclusão.

“Hoje em dia nossa rede conta com aproximadamente 20 estudantes com deficiência visual. Para podermos fazer uso desse Lego Braille, mais de 120 professores de nossa rede estão fazendo um curso de capacitação de 100 horas para melhor atender os alunos. Considero uma grande conquista para nossa rede depois de muitos esforços empreendidos, e por isso fiquei muito feliz”, comemorou a técnica do Setor de Educação Especial Inclusiva, Charlene Franco.

Os kits Lego Braille Bricks possuem peças que incorporam o braille, permitindo uma interação rica e diversificada. Para cada escola que tem alunos com deficiência visual, entre quatro e dez anos, serão doados quatro kits mais um manual, e para cada sala de recursos, independente de ter aluno com deficiência visual ou não, será doado outro kit com manual.

A técnica da Semed Márcia Carla agradeceu a parceria com a Fundação  Dorina Nowill, afirmando que essa aquisição reforça ainda mais a importância de seu uso. “Esses kits trarão um grande benefício a todos nossos estudantes, com ou sem deficiência visual. Estamos falando de um material pedagógico que favorece e muito a abertura de novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. Essa nossa parceria com a Fundação Dorina  é um avanço na nossa busca pela igualdade de oportunidades educacionais e pela inclusão”, afirmou.

Já a secretária Jenilza Spinassé fez questão de parabenizar sua equipe por essa grande conquista. “Queria parabenizar toda nossa equipe do Setor de Educação Especial Inclusiva que correu atrás de todos os trâmites necessários para conseguir esse grande feito. Esse kit é composto por uma caixa com 340 peças com letras do alfabeto e sinais básicos da matemática, três placas de fixação das peças e um separador, totalizando 344 peças com um manual acessível, em fonte ampliada e em Tinta-Braille. Ou seja, estamos diante de uma grande conquista, que sem dúvida trará um valor imenso à nossa educação, ressaltou.

O uso do Lego Braille Bricks pode ainda ajudar as crianças e adolescentes a enfrentar e superar as barreiras ao aprender a ler e escrever em Braille, capacitando-as, sendo que esse material vai além do ato de ensinar o Braille, pois  oferece uma excelente oportunidade de aprendizado de forma lúdica e divertida.

Compartilhe essa notícia: