Experimentação e Ludicidade: Prefeitura de Aracruz realiza capacitação a equipes de pedagogos e articuladores das escolas de Tempo Integral

A Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz promoveu nestas terça-feira (8) e quarta-feira (9), no auditório da Emefti Prof. Maria Luiza Devens, bairro Bela Vista, uma formação sobre “Experimentação e Ludicidade”, destinada às equipes de pedagogos e articuladores da modalidade em Tempo integral. Participaram as equipes escolares das EMEFTI´s Honório Nunes de Jesus, Morobá, Professora Maria Luiza Devens, Bela Vista e CMEBTI Esther Santos do Nascimento, Santa Rosa.
A formação, que foi ministrada pela Coordenadora Pedagógica do ES em Ação, Ayone Sossai, objetivou promover a criatividade e o conhecimento por meio da Experimentação e Ludicidade, fortalecendo e potencializando a BNCC. Trata-se de mais um compromisso da Semed e das escolas em assegurar o cumprimento da missão do programa, pactuado em prol de uma educação de qualidade.
Para tanto, as equipes escolares precisam atuar com base na Liderança Servidora e assegurar que ações sejam realizadas à luz dos princípios e conceitos da metodologia do modelo de educação Integral em tempo integral. “A Experimentação e Ludicidade são princípios do Modelo Pedagógico da Escola da Escolha. Esses princípios facilitam a aprendizagem, colaborando para uma boa saúde mental, além de facilitar os processos de comunicação, expressão e construção do conhecimento”, ressaltou a Especialista Pedagógica Adriana Souza de Jesus Mai.
Já a Especialista em Gestão, Karla Sangali Aurich, afirma que essas capacitações são uma excelente oportunidade de enriquecimento do fazer pedagógico no ensino de tempo integral. “Essa formação enriquece a prática pedagógica entre as equipes escolares, além de fortalecer, por meio das trocas de experiências, as vivências em sala de aula”, disse.
A Escola de Tempo Integral acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz com o Espírito Santo em Ação (ESA). Suas ações se iniciaram no município em fevereiro de 2022, em atendimento e cumprimento à Meta Nº 06 do Plano Municipal de Educação (PME), que prevê a implantação gradativa de escolas dessa modalidade.
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