Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Na manhã desta sexta-feira (22), estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef’s) Placidino Passos, no bairro Polivalente, e Samoel Costa, no bairro Segatto, caminharam lado a lado com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Aracruz (Sede e orla), em uma grande mobilização pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A ação também contou com a presença do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi).
O trajeto teve início na Emef Placidino Passos e seguiu até a Praça da Paz, passando pela Avenida Venâncio Flores. A caminhada contou com o apoio dos Agentes de Trânsito e do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), que garantiram a segurança dos participantes. Um carro de som acompanhou o percurso, animando e reforçando a importância da iniciativa.
Com cartazes e balões coloridos, estudantes e participantes chamaram a atenção da população para a relevância da data. “É muito gratificante ver nossos estudantes juntos da Apae nessa mobilização. Essa semana é um convite para refletirmos, promovermos a inclusão e combatermos o preconceito”, destacou a secretária municipal de Educação, Jenilza Spinassé.
O setor de Educação Especial Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação reforçou a importância da mobilização. “Trata-se de um compromisso com o diálogo, a visibilidade e o respeito. A semana é uma oportunidade para aproximar a sociedade das diferentes realidades das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, enfrentando o capacitismo e valorizando as potencialidades de cada um”, destacou a técnica Márcia Carla.
O diretor da Emef Placidino Passos, Carlos Galbarino, também participou do evento e destacou a faixa levada pelos estudantes com a mensagem “A Emef Placidino Passos apoia a Apae. Nossa escola não poderia deixar de estar presente. Temos um olhar acolhedor e sensível para nossos estudantes públicos da Educação Especial, e acreditamos que a inclusão se faz com carinho e respeito”.
Na chegada à Praça da Paz, os participantes puderam conhecer uma mostra dos trabalhos produzidos na Apae, como o painel sensorial, Jogos de toalhas pintados, quadros, entre outros. Instituída pela Lei nº 13.585/2017, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto, com o objetivo de promover ações de inclusão, combater o preconceito e sensibilizar a sociedade para os direitos e potencialidades das pessoas com deficiência.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo