Educação dá início às formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) do 2º semestre de 2025

Publicado em: 27 de novembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Educação dá início às formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) do 2º semestre de 2025

A Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz deu início na noite desta quarta-feira (26), às cerimônias de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) do 2º semestre de 2025. Na ocasião, 75 estudantes dos 5º anos da Emef Mário Leal Silva, em Guaraná, foram certificados após concluírem as etapas do programa.

As famílias compareceram em peso para prestigiarem a solenidade, que contou com as presenças do Comandante da 2ª Cia do 5º BPM, Tenente Heverton dos Reis Godoi, dos instrutores, os Cabos PM Martin Westphal Kelbert e Jennifher Vieira Porto Zamprogno, além do Vereador Edilson Spinassé, da presidente da Associação de moradores Keila Rizzo, da diretora da escola Maria Aparecida Deoclécio Cosme e da subsecretária da Semed, Regina Ramos Azeredo.

Abrindo as falas das autoridades, a presidente da Associação de moradores Keila Rizzo, lembrou que esta foi a primeira vez que ela participa de uma formatura do Proerd como mãe, e também destacou a importância do projeto na formação para a vida dos estudantes. “É um grande prazer estar aqui hoje. Esta é a primeira vez que eu participo de uma solenidade de formatura do Proerd como mãe, sendo que também sou professora há mais de 20 anos. Certamente alguns rostinhos que estão aqui hoje serão meus alunos no próximo ano. Esse projeto é muito importante para nossa comunidade, pois estamos falando de um tema de vulnerabilidade, e temos muitos problemas. Já perdi alunos para o tráfico de drogas, e o Proerd contribui muito para a vida de cada um”, ressaltou.

Em seguida, a diretora Maria Aparecida agradeceu a parceria com a Polícia Militar, que tem atuado em sua escola há mais de 20 anos. “Tenho muita satisfação de acolher cada um de vocês em nossa escola, em especial nossos estudantes que estão participando dessa culminância de tudo que foi oferecido dentro das salas de aula. Eu me considero uma ‘proerdiana’, porque participo desse programa desde 2005, e aqui sempre fomos contemplados. Muito obrigada à Polícia Militar por essa parceria e essa proposta de poder salvar vidas. Sempre digo isso às nossas crianças que temos nossas escolhas, o que foi plantado, foi plantado, e agora é hora de cada um propagar o que foi ensinado e viver”, disse.

Representando a secretária Jenilza Spinassé, a subsecretária Regina Ramos Azeredo fez questão de chamar a atenção dos estudantes, que a fase pela qual eles passaram, é apenas o início de um grande desafio, sempre rejeitar as drogas. “Minha palavra vai especialmente a vocês, estudantes. Parabéns por terem vencido esta etapa, porque isto não termina aqui, e sim damos início de uma nova caminhada. O momento que vocês tiveram de instruções, de leitura e de conhecimento servirá de aprendizado para saber como deverão se comportar em situações de desafios na presença das drogas e do bullying. Vocês tiveram a oportunidade e a felicidade que muitos outros não tiveram, de poder fazer a diferença na escola e em suas casas, e quem sai ganhando é toda a sociedade”, afirmou.

Finalizando as falas, a instrutora do Proerd, a cabo PM Jennifher Vieira Porto Zamprogno falou que ela se formou no Proerd em 2024, e que a Emef Mário Leal Silva foi a primeira escola que ela deu uma palestra sobre os perigos do mundo da droga. “Lembro que no ano passado eu me formei pelo Proerd, e esta escola foi a primeira que eu dei uma palestra, sendo um grande desafio, pois foi para todos os estudantes. Este foi um momento muito importante para minha vida. Queria agradecer também a todos os professores que sempre me apoiaram, porque sem eles não conseguiria dar minhas aulas. Nosso objetivo é justamente conscientizar sobre os perigos enfrentados quando uma pessoa se envolve com as drogas, além dos cigarros, bebidas alcoólicas e o bullying. Espero que esse programa tenha deixado uma marca positiva no coração de cada um de vocês”, completou.

Dando sequência à cerimônia, os estudantes que se destacaram foram chamados à frente para fazerem a leitura de suas redações, mostrando o que cada um aprendeu. Também foi feito o juramento, para depois, as turmas receberem das mãos das autoridades presentes seus certificados e medalhas. As próximas escolas que receberão as formaturas serão Placidino Passos, Ezequiel Fraga Rocha e Luiza Silvina, contemplando 530 estudantes dos 7° anos.

 
 

Compartilhe essa notícia: