Cuidado com a saúde mental: inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil em Aracruz

Foi marcada por emoção a inauguração da sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) em Aracruz. O evento, que aconteceu na manhã dessa segunda-feira (04), reuniu autoridades, profissionais da saúde e a população. O local vai prestar serviços de saúde para crianças e adolescentes até 17 anos, com transtorno mental, dependentes de álcool e outras drogas. O local prestará atendimento das 8h às 18h.
A equipe é composta por psicólogos, enfermeiros, neuro psicopedagogo, terapeuta ocupacional, assistente social, pedagogo, técnico de enfermagem, artesão, pediatra, psiquiatra e administrativos. O acesso do paciente ao CAPSi pode acontecer de forma espontânea ou através de encaminhamento das Unidades de Saúde. Depois do primeiro acolhimento, que se dá por consulta individual ou atendimento coletivo, realizada por profissionais capacitados, um plano de tratamento é elaborado de acordo com a necessidade do usuário.
Roseane Scarpatt, secretária municipal de Saúde, destacou o esforço da sua equipe e a parceria com os vários setores. “Essa inauguração é o resultado de mãos unidas. O Capsi é uma vitória, especialmente para a população. Um equipamento que será referência de atendimento, com acolhimento, qualidade de serviço prestado e humanização. Todos podemos ver a melhora nos indicadores de saúde na cidade e o acesso da população aos serviços oferecidos. Estamos de portas abertas com uma equipe empolgada para trabalhar. Vamos dar o nosso melhor com esses profissionais sensíveis a causa e dispostos a ajudar”.
O Superintendente Regional de Saúde do ES, Alexsandro Vimercat, destacou que o CAPSi de Aracruz é o primeiro fora da grande Vitória. “Este espaço não perde em nada para os da Grande Vitória. Feliz em ver essa estrutura e o que ela representa para o município. A conquista desse novo espaço é um marco para o serviço da saúde mental das crianças e adolescente e com equipe qualificada para esses pacientes”.
O prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, destacou que o novo equipamento, que será referência para todas as crianças e adolescentes com transtornos mentais de Aracruz, vai oferecer qualidade para quem mais precisa. “Estamos entregando para nossas crianças e adolescentes um espaço preparado com muito carinho, zelo e respeito. E há muita coisa boa ainda por vir, tenham certeza de que nossa gestão está trabalhando arduamente em busca do melhor para a saúde do nosso município”.
O prefeito, emocionado, finalizou falando sobre o sonho de implantar a “Casa do Autista” em Aracruz. “O município tem mais de 600 crianças com espectro autista e precisamos oferecer um lugar mais aconchegante e humanizado para essas pessoas. Vou a Brasília buscar o apoio do governo federal para tornar esse sonho realidade”.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): Aracruz participa da Formação Caminhos Compartilhantes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 6ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Formação sobre Laboratórios de Matemática promove inovação nas escolas da Rede Municipal de Aracruz
- Clique aqui e confira agora mesmo!