Caminhada “Outubro Rosa” reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDMA), vai realizar a Caminhada “Outubro Rosa”. A Caminhada pela Vida e pela Prevenção ao Câncer de Mama acontece nesta sexta-feira (24), com saída da Praça Monsenhor Guilherme Schmitz, no Centro da cidade, às 8 horas, com destino à Praça da Paz.
A iniciativa busca despertar a consciência sobre a importância do autocuidado, do diagnóstico precoce e do acesso à informação como principais aliados na luta contra o câncer de mama. A Semds convida os participantes a vestirem rosa, formando uma corrente de solidariedade e empatia, levando consigo mensagens de esperança, acolhimento e incentivo à prevenção.
Mais do que um ato simbólico, a Caminhada “Outubro Rosa” é um convite à reflexão sobre o poder da informação e da atitude. Mais do que um trajeto físico, será um percurso simbólico de união e acolhimento às mulheres que enfrentam essa batalha.
Para a presidente do CMDMA, Sabrina M. Batista do Nascimento, o movimento é um lembrete poderoso de que cuidar da saúde é um ato de amor e de coragem. “O Outubro Rosa é um chamado à consciência e à empatia. Cada passo dado nessa caminhada é um gesto de amor. Amor por si, pelas mulheres que lutam e por aquelas que já venceram. O câncer de mama pode ser vencido quando diagnosticado precocemente, e é isso que queremos lembrar a cada mulher, que informação e prevenção salvam vidas. Nossa caminhada é também um tributo à força feminina e à união que transforma”, destacou.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosilene Filipe, ressalta que o evento é também uma expressão de empoderamento e de sororidade. “Quando mulheres se unem em uma causa, o resultado é transformador. O Outubro Rosa é sobre prevenção, mas também sobre pertencimento e fortalecimento coletivo. É sobre olhar para o lado e perceber que nenhuma mulher está sozinha. Queremos que essa caminhada desperte um sentimento de coragem, fé e amor-próprio em cada participante. A ação, dentre outras realizadas ao longo do mês, reforçam o compromisso da gestão municipal com a qualidade de vida e o bem-estar da mulher aracruzense. Afinal, prevenir é um ato de poder, e juntas somos mais fortes”, afirmou.
O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero. Em Aracruz, secretarias realizam ações ao longo de todo o mês, com palestras, rodas de conversa, atividades educativas nas unidades de saúde e nas comunidades, dentre outros.
“O rosa é mais do que uma cor. É um símbolo de luta, esperança e amor. E quando Aracruz se veste de rosa, ela se enche de significado, como o de cuidar, de acolher e de proteger vidas”, completou Rosilene.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Polo UAB prestigia mais uma cerimônia de colação de grau de seus estudantes
- Outubro Rosa: comunidade indígena realiza a Copa "Vem Com Elas" de Futebol Society
- Prefeitura apresenta projetos urbanísticos de Regularização Fundiária de loteamentos irregulares
- Consulta Pública para ampliação dos limites do Parque Natural Municipal do Aricanga tem início nesta segunda (20)
- Aracruz recebe Cidade Expo Inovadora nos dias 21 e 22 de outubro, na Faacz
- Formação: centenas de servidores participam da abertura da Semana de Capacitação
- Projeto Rio Doce Escolar: III Encontro da Rede de Educadores Ambientais (Erea) é marcado por emoção e belas exposições de trabalhos
- Santa Cruz será palco do Aracruz Sabores “Festival Frutos do Mar”
- Cerimônia marca a conclusão e certificação dos estudantes do curso preparatório Rumo ao Sucesso
- 2º Encontro “Ação pela Alfabetização” reforça compromisso com a qualidade da educação em Aracruz