Avaliação de resultados: Superintendência Regional de Educação (SRE) visita escolas da Rede Municipal de Ensino
Técnicos da Superintendência Regional de Educação de Linhares (SRE) – SEDU estiveram em Aracruz nesta terça-feira (16) para uma visita à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Zenília Varzem Ribeiro, Barra do Riacho, para analisarem os resultados das avaliações de Fluência Leitora, de Fortalecimento da Aprendizagem (AFA) e do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes/Paebes Alfa/2023).
“A avaliação ou teste de fluência busca aferir a fluência em leitura do código alfabético de nossa língua portuguesa, na variante brasileira, dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da rede. Já a AFA são os exercícios que têm cunho diagnóstico e formativo, visando a melhoria da aprendizagem com foco nos descritores das avaliações externas e nas habilidades do currículo do Espírito Santo, nos componentes de língua portuguesa e matemática”, explicou Vanderleia Suprani, Articuladora Municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – RENALFA/Semed.
A Coordenadora do PAES em Aracruz/Semed, Lucimara Vitória Machado Loureiro, lembrou que essa terceira avaliação está relacionada à qualidade da educação básica, cuja aplicação é censitária e realizada anualmente ao final de cada etapa. “Os estudantes do 2° e 5º ano do Ensino Fundamental são avaliados em língua portuguesa e matemática, os do 9º ano, além desses componentes, alternadamente, em anos pares, são avaliados em história e geografia, e em anos ímpares, ciências”, lembrou.
Todo este processo visa aferir o desempenho da aprendizagem dos estudantes nas habilidades previstas para o ano em curso. A equipe da SRE pretende visitar, nas próximas semanas, as outras seis escolas de Aracruz que fazem parte do Ciclo de Gestão do Paes (CGP).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo