Aracruz terá grande encontro cultural no Centro do município

Publicado em: 22 de outubro de 2025
Texto: Luã Quintão Clacino Rangel
Imagem: Comunicação
Aracruz terá grande encontro cultural no Centro do município

O município de Aracruz se prepara para um grande evento cultural que une tradição, arte e debates sobre o futuro do planeta. A TEIA Municipal de Aracruz acontecerá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, mobilizando artistas, Pontos de Cultura, coletivos culturais e a comunidade em torno da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV).

Com o tema central “Aracruz, Cultura Viva e Saberes Ancestrais: tecendo caminhos para a Justiça Climática”, o evento busca fortalecer a rede cultural local e discutir a implementação de políticas públicas sustentáveis para a próxima década.

A programação tem início na sexta-feira, 31 de outubro, a partir das 17h30, na Praça Monsenhor Guilherme Schmitz (Praça da Matriz), no Centro da cidade. A noite contará com um grande encontro cultural aberto ao público, incluindo um cortejo, cerimônia oficial de abertura, e apresentações de músicos locais, bandas de congo, grupos de teatro e povos indígenas. Haverá também uma feira cultural com artesanato e empreendimentos da economia criativa.

No sábado, 1º de novembro, o foco se volta para o I Fórum Municipal dos Pontos de Cultura de Aracruz (FMPDC), que será realizado das 8h às 18h, na EEFM Misael Pinto Neto. Este dia será dedicado aos delegados e delegadas dos Pontos de Cultura do município, que participarão de debates, grupos de trabalho e de uma plenária final.

O objetivo do fórum é debater a implementação da Política Nacional de Cultura Viva no território de Aracruz, elaborar metas para o Plano Municipal de Cultura Viva (2025–2035) e alinhar as propostas locais às estratégias nacional e estadual. A palestra magna, com o tema “Justiça Climática e Cultura Viva”, dará o tom das discussões.

As propostas sistematizadas durante o encontro em Aracruz serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional da TEIA, consolidando a contribuição do município para o fortalecimento da rede de Pontos de Cultura em todo o Brasil.

A Teia Cultural Municipal é uma celebração da nossa identidade, o momento em que todos os segmentos culturais de Aracruz se encontram, se reconhecem e se fortalecem. Cada apresentação, exposição e manifestação que compõe essa Teia revela o talento, a diversidade e a riqueza cultural do nosso povo. Estamos construindo uma política pública sólida, que valoriza quem faz cultura e a entende como motor do desenvolvimento social e turístico do município. A Teia é o reflexo de uma cidade viva, plural e orgulhosa de suas raízes”, disse o secretário municipal de Turismo e Cultura, Carlos Bravo. 

Como participar

Toda a comunidade é convidada a participar do encontro cultural no dia 31 de outubro, na Praça da Matriz. A entrada é livre e gratuita.

Já para o Fórum Municipal dos Pontos de Cultura, no dia 1º de novembro, as inscrições são voltadas aos representantes  dos Pontos de Cultura certificados em Aracruz. As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de outubro através do site oficial da prefeitura, no endereço: www.aracruz.es.gov.br/s/fmpdc

​O evento é uma realização da Comissão Municipal dos Pontos de Cultura (CMPDC) e Prefeitura de Aracruz, e está alinhado ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

SERVIÇO:

TEIA MUNICIPAL DE ARACRUZ
Quando: 31 de outubro e 1º de novembro 

Sexta-feira, 31 de outubro
Local: Praça Monsenhor Guilherme Schmitz (Praça da Matriz)

17h30 - Grande Encontro Cultural, com música, bandas de congo, povos indígenas, grupo italiano, artesanato e exposição de livros. 

Sábado, 1 de novembro
Local: EEFM Misael Pinto Neto

8h - Fórum Municipal dos Pontos de Cultura de Aracruz

Compartilhe essa notícia: