Aracruz realiza 17ª Conferência Nacional de Saúde
Para discutir os desafios e os rumos da Saúde de Aracruz, iniciou na manhã desta sexta-feira (31), a 17ª Conferência Nacional de Saúde, com o tema: “Amanhã vai Ser Outro Dia!”. Na oportunidade também está sendo realizada a Etapa Municipal da 10ª Conferência Estadual de Saúde e a Etapa da 17ª Conferência Nacional de Saúde. O evento é realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura de Aracruz.
O debate realizado no Câmara Municipal e contou com a presença da secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wellington Moura Pego, do promotor de Justiça da Saúde, Marcelo Victor Valente, da coordenadora nacional de Plenária da Saúde, Geiza Pinheiro Quaresma e do delegado de Polícia Civil, Leandro Sperandio.
“Hoje é um dia de muita importância, onde a sociedade tem a oportunidade de discutir e contribuir com a criação de novas políticas públicas do município”, disse Geiza Pinheiro Quaresma, coordenadora nacional de Plenária da Saúde. Já o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wellington Moura Pego, falou dos anseios com a realização da conferência. “Que daqui possam sair opiniões que sejam levadas a etapa nacional e assim, possibilitem a construção de um sistema de saúde forte”, pontuou.
A secretária da Semsa, Rosiane Scarpatt, enfatizou a importância da conferência para o sistema de saúde. “Esse é um momento único em nosso município. Estamos vivendo grandes desafios na consolidação do SUS em todo o país, e esse momento é realizado para construir políticas públicas com o apoio da comunidade. Entendemos que, quando reunimos a sociedade para discutir soluções em benefício à saúde, alcançamos grandes êxitos, porque estamos realizando essa construção junto às pessoas que utilizam e trabalham no sistema”, finalizou.
Após as falas foi feita a leitura do regimento interno e, em seguida, a realização das atividades relacionadas à conferência. A etapa municipal da conferência acontece a cada quatro anos, com a participação de toda sociedade civil, representantes dos trabalhadores e gestores do SUS, visando avaliar a situação atual da Saúde Pública, elaborar propostas e definir as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração dos Planos Plurianuais e Planos de Saúde Estadual e Nacional.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo