Aracruz participa do Encontro Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação
Aconteceu nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21), no Auditório da Rede Gazeta, em Vitória, o Encontro Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação. O evento foi uma realização da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime), e contou com a participação de secretários municipais de todo o estado para um alinhamento junto a cada gestão.
O município esteve representado pela secretária Jenilza Spinassé (Semed), que destacou a importância desse encontro. “Foram dois dias de muito conteúdo. Nós recebemos orientações sobre os primeiros 100 dias e tivemos o painel do Ministério Público (MP/ES) e Tribunal de Contas (TC/ES). Este importante espaço fortaleceu os dirigentes possibilitando um alinhamento com as gestões”, disse.
De início, os participantes conheceram a história da Undime e a atuação de sua equipe técnica. As palestras apresentaram temas como: a arte de inspirar e ensinar – a educação que transforma; a educação financeira na escola – Programa Aprender Voltar e a educação empreendedora. Já os painéis trataram do cotidiano da gestão pública e a relação com os órgãos de controle.
O objetivo desses encontros é buscar e repassar informação e formação a todas as secretarias municipais de educação, dirigentes e equipes técnicas para melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido. Para isso, são mantidos contatos com sindicatos, confederações, associações, organizações não governamentais, movimentos sociais, redes e demais entidades da sociedade civil, que tenham interesse no processo educacional.
A Undime é constituída por Dirigentes Municipais de Educação (DME) em exercício. Isto é, aqueles que exercem a função de secretário municipal de educação, nomeados ‘membros natos’. Já os ‘membros efetivos’ são os que se inscrevem na seccional da Undime em seu estado. Há, também, os membros solidários (Ex-Dirigentes Municipais de Educação); e os membros honorários (pessoas que tenham, reconhecidamente, colaborado para o aprimoramento da educação pública municipal).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026