Aracruz participa do Ciclo de Gestão do Paes Regional

Publicado em: 21 de junho de 2024
Imagem: SECOM
Aracruz participa do Ciclo de Gestão do Paes Regional

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou na última quinta-feira (20), em Linhares, do Ciclo de Gestão do Paes Regional Etapa SAAR N3. O município esteve representado pela secretária municipal de Educação, Jenilza Spinassé Morellato, a coordenadora do Paes, Lucimara Vitória M. Loureiro, e outros técnicos da Semed.

O evento objetivou, dentre outros aspectos, socializar com a Superintendência Regional de Educação a visão geral do Ciclo de Gestão do PAES nos municípios; apresentar um memorial com as principais potencialidades e fragilidades identificadas que impactaram nos resultados alcançados; apresentar relatório, por meio de gráficos, com percentual de execução dos planos por município, com base nos dados da plataforma SOMAR Alfa, além de apresentar propostas de intervenção que corroborem com as que foram pontuadas pelos municípios na N2, bem como garantir a eficiência do Plano de Ação na melhoria da aprendizagem dos estudantes.

“Devido ao sucesso na Rede Estadual de Educação, a proposta desse ciclo de gestão foi justamente transferir essa metodologia aos municípios capixabas. Isso nos oportunizou definir ações estratégicas para a melhoria do desempenho e a qualidade do ensino. Para isso, nossa equipe definiu metas, o que nos permitiu conhecer melhor nossas fragilidades e desafios a serem enfrentados. Também pudemos nos articular para fortalecer esse regime de colaboração”, destacou a Coordenadora do Paes em Aracruz, Lucimara Vitória.

O Ciclo de Gestão do Paes permite, com o apoio técnico do Estado, que os municípios tenham condições de identificar as causas raízes dos desafios de cada território escolar buscando propor soluções mais realistas para as instituições envolvida no Ciclo, propiciando melhoria nos indicadores de aprendizagem, convergindo em ações estratégicas, relacionadas à corresponsabilidade de cada instância no enfrentamento dos problemas reais da escola.

A equipe da Semed apresentou durante o evento seus resultados referentes as sete escolas do município, mostrando, por exemplo, as ações desenvolvidas a partir dos indicadores estruturantes, como a frequência dos estudantes, as aulas dadas, a aprendizagem em língua portuguesa e matemática e fluência leitora dos estudantes.

“Nossas ações estão acontecendo e os técnicos estão semanalmente no acompanhamento pedagógico, tanto de forma presencial, quanto on-line. São muitas as ações que estão em andamento, além de outras já concluídas. Diante disso, observamos avanços na aprendizagem dos estudantes, mas temos muito que avançar”, pontuou a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.