Aracruz marca presença no Encontro Nacional de Avaliação da Aprendizagem
A Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz participou nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF), do Encontro Nacional de Avaliação da Aprendizagem. O evento foi realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e objetivou apresentar o propósito das avaliações formativas que são desenvolvidas pelo CAED no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), e do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens (PNRA), detalhando os processos de elaboração dos testes, bem como as metodologias adotadas para a análise e cálculo dos resultados alcançados pelos estudantes nessas avaliações.
“Pude participar de várias palestras e workshops que debateram temas como a construção de matrizes e instrumentos de avaliação, além dos processos e metodologias de produção de indicadores educacionais, estratégias de devolutivas e uso de resultados. Também dialoguei com os setores do CAED, que são responsáveis pelas diferentes etapas da avaliação, para compartilhamento de boas práticas e atendimento às demandas de articuladores e lideranças do MEC”, disse a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.
Todos os participantes também tiveram a oportunidade de visitar a sede do CAED e do Centro de Processamento de Documentos (CPD), onde é realizada toda a operação logística de recebimento e processamento de diferentes avaliações conduzidas em parceria com as redes públicas de ensino. “Todo esse suporte nos ofereceu uma maior possibilidade de levarmos para Aracruz uma educação com cada vez mais qualidade a todos os nossos estudantes, além de consolidar ainda mais a cultura de avaliação em nosso país”, completou Jenilza.
As mesas temáticas foram compostas por profissionais do MEC que abordaram os principais aspectos da Política Nacional de Recomposição das Aprendizagens, bem como as atividades de recomposição previstas no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Avaliação Contínua da Aprendizagem
Essa avaliação tem um caráter formativo e vem com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento dos estudantes ao longo do ano letivo. Desta forma, neste encontro foram apresentados os marcos importantes que perpassam o processo da avaliação educacional, tais como a elaboração da matriz e dos itens, a realização do pré-teste, montagem dos cadernos, aplicação dos testes, metodologias utilizadas para a análise e cálculo dos resultados, além dos ambientes da plataforma que trazem informações e materiais fundamentais para a compreensão e a utilização dos dados produzidos a partir da avaliação.
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