Aracruz ganha um espaço para tratar pacientes com Transtorno do Espectro Autista

Foi entregue nessa terça-feira (19), a filial da Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (AMAES), com objetivo de exercer a luta pela defesa e garantia dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, acolhendo, informando e prestando atendimento, para incentivo à autonomia e dignidade desse público. O atendimento será realizado a partir de encaminhamento.
Desde 2021 a prefeitura repassa R$ 1,5 milhão a APAE que atende 120 autistas do município e outras deficiências intelectuais e física. Com o repasse de quase R$ 500 mil a AMAES este serviço será ampliado visando o acolhimento dos pacientes de forma mais humanizada. A associação ofertará serviços voltados ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como de habilitação e reabilitação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
A secretária de Saúde Rosiane Scarpatt agradece o apoio de todos e destaca que essa entrega traz muita alegria e é resultado de uma série de esforços para que a AMAES se tornasse realidade no município. “Visando o fortalecimento de vínculos, assessoramento, luta e defesa pela garantia de direitos, a associação vai trazer muitos benefícios para as famílias de autistas de Aracruz e região”.
“Em nosso governo já realizamos a entrega da carteirinha de identificação que começou a mudar a vida deste público, facilitando o acesso a direitos básicos e essenciais em serviços públicos, privados, permitindo o planejamento de políticas públicas. E agora estamos entregando a a filial da associação que vai trazer benefícios às crianças e adolescentes que tanto precisam do nosso olhar, cuidado e atenção. A AMAES terá um trabalho fundamental no acolhimento as famílias e os autistas. Nossa gestão tem se empenhado em desenvolver políticas públicas que promovam o serviço humanizado e acolhedor, eliminando o preconceito oriundo da sociedade”, disse o prefeito Dr. Coutinho.
A AMAES irá funcionar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na rua Luiza Modensi, n º 47, no bairro Bela Vista.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): Aracruz participa da Formação Caminhos Compartilhantes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 6ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Formação sobre Laboratórios de Matemática promove inovação nas escolas da Rede Municipal de Aracruz
- Clique aqui e confira agora mesmo!