Aracruz é o primeiro município capixaba a aderir ao Programa Selo Social

Publicado em: 20 de janeiro de 2026
Texto: Thais Tonini Patuzzo
Imagem: Comunicação
Aracruz é o primeiro município capixaba a aderir ao Programa Selo Social

Aracruz é o primeiro município do Espírito Santo a aderir ao Programa Selo Social, uma iniciativa que representa um marco histórico para a cidade e fortalece as políticas públicas voltadas à promoção de impacto social positivo, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Programa Selo Social é realizado pelo Instituto Selo Social, com o apoio da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Planejamento (Sempla), e com articulação do Instituto Movive. A adesão e lançamento oficial do programa aconteceram nesta terça-feira (20), no Complexo de Saúde de Aracruz (CSA), e contou com a presença de representantes de instituições, empresas locais, do Instituto Movive e servidores públicos.

Encontramos em Aracruz um ambiente fértil para que esse movimento se concretize. É fundamental que todos compreendam claramente como funciona o selo, como ele será desenvolvido no próximo ano aqui na cidade e de que forma podem participar. Por isso, a construção dessa base é tão importante. Estamos muito felizes em estar aqui e dar início à história do Selo Social em Aracruz”, pontuou Fernando Assanti, presidente do Instituto Selo Social.

Giuseppe Coutinho, secretário de Planejamento, destacou a iniciativa do município ao aderir ao programa. “Aracruz tem vários indicadores que regem nossa administração, não só na questão pública, mas também na iniciativa privada. E com a adesão ao Selo Social, conseguiremos atualizar esses indicadores e ultrapassar os limites, sair dos portões da prefeitura e chegar à sociedade. Esse é o ponto principal dessa iniciativa, em que, junto à sociedade organizada, deixamos de trabalhar o eu para trabalhar o nosso”, falou.

De acordo com a secretária de Gestão Estratégica, Jeesala Coutinho, a adesão ao Selo Social é pensar na gestão de forma sustentável e organizada. “Ficamos muito felizes com a realização de um evento como este, que integra o planejamento estratégico da nossa gestão. Enquanto administração pública, precisamos olhar para a cidade para além da atual gestão, pensando no futuro de Aracruz de maneira responsável e estruturada, alinhando nossas metas e objetivos às pautas que o mundo hoje considera prioritárias, promovendo um crescimento consciente e sustentável”, disse.

O prefeito Dr. Coutinho comenta o passo importante rumo a uma gestão ainda mais participativa, transparente e comprometida com o desenvolvimento sustentável. “Ao aderirmos ao Programa Selo Social, reafirmamos nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, fortalecendo parcerias com organizações, instituições e a sociedade civil. Essa iniciativa vai capacitar, reconhecer e dar visibilidade a projetos que geram impacto social real em nosso município. Tenho a certeza de que estamos construindo uma base sólida para que, juntos, possamos promover inclusão, cidadania e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, finalizou.

 

O que é o Selo Social?
O Selo Social é um programa nacional criado para capacitar e reconhecer organizações que desenvolvam iniciativas sociais com impacto positivo, baseadas nos princípios da Agenda 2030. Ele se tornou o maior certificador social do Brasil de projetos que se alinham aos ODS, já tendo registrado mais de 20 mil impactos sociais reconhecidos em quatro estados e no Distrito Federal (DF).

A certificação envolve um processo com múltiplos critérios, incluindo participação em capacitações presenciais e virtuais, comprovação de resultados sociais e validação por um conselho externo.


Meu Município pelos ODS (2025–2030)
Na oportunidade, a Prefeitura de Aracruz também formalizou a adesão ao Programa Federal “Meu Município pelos ODS (2025–2030)”, por meio da assinatura de Carta-Compromisso. Coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a implementação da Agenda 2030 no âmbito municipal, em consonância com as diretrizes da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS).

Sob a perspectiva técnico-administrativa, a adesão é estratégica e de relevante interesse público, uma vez que fortalece o planejamento governamental integrado ao PPA, à LDO e à LOA, estimula a governança participativa, qualifica a gestão pública por meio de diagnósticos, planos de ação e metas monitoráveis, amplia a transparência com a elaboração do Relatório Local Voluntário e cria oportunidades de capacitação, acesso a financiamentos e reconhecimento institucional.

 

Compartilhe essa notícia: