Aracruz celebra com entusiasmo as metas estabelecidas pelo Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
O prefeito Dr. Coutinho recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira (30), o Superintendente Regional de Educação de Linhares, André Felipe Costa, o Coordenador Regional do Paes, Rodrigo Fantin, além dos técnicos da secretaria de educação (Semed), responsáveis pelas ações do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). Estiveram presentes, a secretária municipal de educação, Jenilza Spinassé, a subsecretária, Marineusa Soares, a Coordenadora Municipal do Paes, Lucimara Loureiro, a Coordenadora do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes/Paebes Alfa) e Articuladora Regional do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Lorena Mercier, e a Articuladora Municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Vanderleia Suprani.
A reunião celebrou a pactuação das metas estabelecidas em Aracruz para o ano de 2024, sendo que o objetivo do Paes é assegurar o direito à educação integral, por meio do acesso, da permanência e da aprendizagem com sucesso escolar e inclusão. “A Superintendência Regional de Educação reconheceu a importância de nossa colaboração mútua com o estado. Desta forma, ficou firmado nosso compromisso em prol da aprendizagem de nossos estudantes”, destacou Jenilza.
Ainda de acordo com a secretária da Semed, Aracruz ficou reconhecida também por sua dedicação e empenho dos envolvidos neste processo. “O governo do Estado está confiante de que, juntos, podemos alcançar os melhores resultados e sermos ainda mais reconhecidos como referência em qualidade na educação pública”, completou.
O Programa de Avaliação da Educação Básica no Espírito Santo tem o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino e a aprendizagem dos estudantes, subsidiando a implementação, a (re)formulação e o monitoramento de políticas educacionais. Ao prefeito Dr. Coutinho, foram apresentados gráficos de comparativos históricos de performance e de avaliação da fluência leitora na Rede Municipal de Ensino no Paebes ao longo dos anos, mostrando a evolução do município e sua melhoria na alfabetização, que superou a média do estado.
“Já havia sido informado por nossa equipe da Semed de que a partir da análise dos resultados de nossos estudantes, foram traçadas metas para que as redes pudessem avançar até atingir um nível avançado de rendimento. Estamos vibrando com a melhoria na alfabetização. Isso prova que nossos índices já começam a evidenciar melhorias, e isso se deve ao belíssimo trabalho desenvolvido por todos. Só tenho a agradecer e me orgulho muito desses resultados. Que possamos melhorar cada vez mais”, comemorou o chefe do executivo municipal.
Em 2024 os governos do estado e de Aracruz fortalecerão esta colaboração por meio da promoção de uma cultura de diálogo e compartilhamento, estabelecendo ações que incentivem a troca de práticas, a coordenação de esforços e a implementação de políticas educacionais cada vez mais consistentes, buscando elevar o Índice de Desenvolvimento Educacional do Espirito Santo (Idebes), e assim, alavancar metas estabelecidas para os 2º e 5º anos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento