Coronavírus: prefeitura conta com apoio da sociedade no enfrentamento da pandemia
Com objetivo de unir forças com a Câmara de Vereadores, sociedade civil organizada, entidades não governamentais e comerciantes na luta contra a Covid-19, o prefeito Dr. Coutinho realizou uma reunião na manhã dessa sexta-feira (26/03), no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) junto com secretários municipais para solicitar o apoio de todos nesse momento difícil da pandemia.
O prefeito agradeceu a presença de todos e explicou que a reunião tinha como finalidade a integração no enfrentamento a nova situação pelo qual todo o país está vivendo. “Precisamos nos unir para salvar vidas em Aracruz. Não podemos permitir que as coisas piorem. Nossas UTIs estão lotadas, mas estamos providenciando junto ao Hospital Maternidade São Camilo (HMSC) a transferência de dez leitos semi UTI do Hospital de Pequeno Porte (HPP) da Barra do Riacho para atender os pacientes confirmados de Covid-19 com necessidade de assistência respiratória”.
A secretária de Saúde, Bernadete Xavier destacou que assumiu a pasta em janeiro e encaminhou a Controladoria relatórios do HPP que passaram por auditorias que comprovaram que não era possível o funcionamento dos leitos no local. “Acredito que até amanhã (27) estes leitos estejam em funcionamento no HMSC, ajudando pacientes com dificuldades respiratórias. Com a paralisação dos ônibus, estamos nos organizando para que os profissionais de saúde cheguem aos seus locais de trabalho, porque a saúde não pode parar”.
Bernadete ressaltou ainda que todas as UPAs e hospitais do Estado estão lotados. “Não adianta ter dinheiro, ter plano de saúde, as pessoas vão morrer na frente dos hospitais. Quem puder, deve ficar em casa, os cuidados têm que ser intensificados, máscara é proteção e salva vidas. O isolamento social vai quebrar essa cadeia de transmissão”.
Dr. Coutinho reforçou que as medidas estão no Decreto do Governo do Estado e que o município está sendo fiscalizado pelo Ministério Público. “Os prefeitos têm que cumprir as determinações e arcar com as responsabilidades durante a quarentena. O que estava ao nosso alcance para amenizar os impactos, nós fizemos. Preciso do apoio de vocês para nos livrar desse grande mal”.
Thiago Pierote, procurador-geral do município, afirmou que não tem como a prefeitura questionar o Decreto Estadual, deve simplesmente acatar. “São medidas inevitáveis diante da situação alarmante que nos encontramos. É necessário a ajuda da sociedade para diminuir a transmissão. Buscamos a compreensão de todos”. O presidente da Câmara, vereador Lula, agradeceu o prefeito por realizar a reunião e dar abertura para os participantes tirarem suas dúvidas. Estiveram presentes também os vereadores Jean Pedrini, Léo e Alexandre Manhães.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil