Prefeitura alerta população quanto aos perigos de entrar no Parque Natural Municipal do Aricanga durante a pandemia

Neste último domingo (14/02) dois casais foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros Militar após se perderem quando faziam trilhas nas matas do Parque Natural Municipal do Aricanga. Até um helicóptero do Núcleo de Transporte Aéreo (Notaer) precisou ser acionado para ajudar nas buscas, sendo que um casal chegou a ser resgatado pelas árvores e outro por terra.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) esses dois casais entraram por Ibiraçu, pois as visitações estão proibidas e o Aricanga fechado em função da pandemia, e consequentemente, sem guarda parque ou monitores que auxiliam nas trilhas. Diante da situação de perigo a Semam reforça a necessidade da população em se conscientizar e não entrar no local.
“Temos que conscientizar as pessoas do perigo delas adentrarem nas trilhas que existem nas matas sem a adequada assistência dos nossos guardas ou instrutores. Além delas se perderem como aconteceu com esses dois casais, ainda correm o risco de se machucarem em uma eventual queda, por exemplo, ou serem picados por algum animal, sendo que o mato no local cresceu muito com o parque fechado”, explicou o Secretário da Semam, Aladim Serqueira.
Ainda de acordo com o secretário, como o parque encontra-se fechado em razão do estado de emergência em saúde (Decreto 39256/2021), entrar em suas dependências também configura infração ambiental. “Caso alguém entre no local, isso também configura uma infração ambiental, de acordo com o art 145 do decreto nº 12.507, onde a pessoa é retirada e ainda pode ser multada”, lembrou.
Reabertura do parque
A Secretaria de Meio Ambiente planeja reabrir o Parque do Aricanga para as visitações dentro de dois meses, e seu acesso somente deverá ser realizado pela entrada principal, localizada na rodovia ES-257. Todas as diretrizes sobre a utilização pública nas dependências do parque estão disponibilizadas no decreto 3.3305/2017.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos