Aedes aegypti: como evitar que o mosquito se prolifere
Choveu e o mosquito da dengue aproveita os locais que acumulam água para depositar seus ovos e proliferar. Por isso, as pessoas devem ficar atentas não só com os cuidados de prevenção à covid-19, doença que já matou milhares de pessoas no mundo inteiro, mas também aos relacionados à dengue, zika e chuikungunya, que têm muitos registros no Estado e são transmitidos pelo mosquito aedes aegypti.
Já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente, assim, evitando o nascimento do mosquito.
Como prevenir
O ciclo evolutivo do mosquito dura em média de cinco a sete dias, por isso é importante a pessoa eleger um dia fixo da semana para eliminar possíveis criadouros na residência e no quintal. Para quem for viajar e ficar fora de casa, deve fazer uma boa escovação nas bordas de vasilhas de animais domésticos ou guardá-las caso os animais forem juntos na viagem.
A medida é importante porque a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água parada e limpa. Quando o ovo entrar em contato com a água, em um ou dois dias ele eclodir e a larva, que é o primeiro estágio do mosquito, vai para a água. Daí por diante o mosquito completa sua evolução e depois vai para o ambiente.
Saiba como eliminar os focos do mosquito em casa
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos;
- Tirar a água dos vasos das plantas;
- Mantenha fechadas as tampas dos vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer;
- Se for viajar, feche também a tampa dos vasos sanitários e os ralos dos banheiros de uso diário;
- Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado, elimine recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
- Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
- Não deixe acumular água nos vasos de plantas;
- Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;
- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;
- Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas, e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação se não houver ninguém para tomar conta da casa.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 24ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- 24ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Prazo para Alistamento Militar termina em 30 de junho
- 13ª Conferência Municipal de Saúde reúne sociedade e gestores para fortalecer o SUS em Aracruz
- Aracruz receberá quatro Totens de Segurança para ampliar monitoramento urbano
- 2ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- Aracruz receberá premiação do Reality Show ‘Escola de Sabores’ na próxima terça-feira (23)
- Emef Coqueiral: Prefeitura conclui licitação para a retomada das obras
- Mobilização conscientiza população sobre direitos da pessoa idosa em Aracruz
- 7ª CONVOCAÇÃO - SEMDS EDITAL Nº 001.2026