Fiscalização da Semam apreende 240 metros de redes de pesca ilegais no Piraqueaçu

A equipe da Gerência de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Semam realizou nesta quarta-feira (22) uma incursão no rio Piraqueaçu, onde apreendeu 240 metros de redes ilegais de pesca. O material estava sendo utilizado por cinco pescadores na região de Lameirão. A equipe estava acompanhada por policiais militares, que fizeram o auto de apreensão do equipamento.
As redes apreendidas tinham malha inferior a 7 centímetros, o que é ilegal de acordo com a legislação ambiental. "Redes desse tamanho apanham também filhotes, que ainda não chegaram a idade reprodutiva. Isso prejudica a perpetuação das espécies", explica o fiscal da Semam, Kleriston Wandekooken. O material foi trazido para a sede da secretaria onde ficará retido.
Além das redes impróprias, os fiscais também constataram que apenas um dos pescadores portava a carteira que autoriza a atividade pesqueira no rio Piraqueaçu. Depois da apreensão do material, os fiscais fizeram um trabalho de conscientização com os pescadores, alertando sobre a importância da pesca sustentável, até para garantir o futuro da atividade, e para a necessidade de que todos se legalizem.
O secretário de Meio Ambiente do município, Olímpio Vieira Neto, faz um alerta a todos os que insistem em trabalhar de forma ilegal: "A equipe de fiscalização trabalha constantemente, mas no mês de novembro começa a piracema no Piraqueaçu, que é o período da desova dos peixes e, portanto, as ações vão se intensificar. Quem for pego praticando qualquer ação ilegal ou sem a carteira de pescador, será punido com rigidez".
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação