Novos integrantes do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente de tomam posse

Hoje (26) aconteceu a posse das pessoas que integrarão o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Aracruz (CMDCA), nos próximos dois anos (2020/2022). O evento aconteceu na Apae e contou com a presença do prefeito Jones Cavaglieri.
O Conselho tem a função de deliberar, propor, refletir e garantir que todos sejam tratados com igualdade e respeito, assegurando o cumprimento dos direitos da criança e adolescente.
O prefeito salientou que ajudar a criança e adolescente é cuidar do futuro e parabenizou os integrantes do antigo e do novo CMDCA. “Esse é um trabalho voluntário e tem um maior rendimento, pois a equipe faz com o coração, ajudando a mudar a vida das pessoas. Que Deus os ilumine e sempre ajude nas decisões e que o trabalho se frutifique, tendo uma vida mais igualitária”.
O prefeito completa dizendo que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente é uma rede de proteção. “As vezes a pessoa não precisa de dinheiro, ela só quer um ombro ou palavra amiga”.
Maria Aparecida de Oliveira Souza Pinafo, uma das novas presidentes do CMDCA, que já integra o órgão há oito anos, relata que participar desse trabalho é uma grande satisfação e um imenso prazer, sendo que o serviço também lhe traz um crescimento pessoal. “Nós trabalhamos com amor, carinho, respeito e vontade de mudar”.
Mayani Emanoelly Gardi Januário, ex-presidente do Conselho, menciona que a rede de atendimento à criança e adolescente no município é composta pelos serviços públicos e pelos projetos das entidades sociais. “Estes sempre foram muito relevantes na proteção deles, mas tiveram sua importância aumentada durante o isolamento social. Isto porque muitas vezes as crianças estão nos projetos como uma medida protetiva à própria família, porque sofrem violação de direito ou negligência dentro da própria casa”.
Mayani acrescenta que com a pandemia e a suspensão das atividades coletivas os projetos tiveram que se reinventar para proteger mesmo à distância e continuaram acompanhando de maneira remota, com o uso de tecnologias para o monitoramento das crianças e das famílias. “Além da brilhante atuação na rede de atendimento, as entidades aqui de Aracruz têm uma participação muito ativa e importante no CMDCA, prestando um excelente serviço ao município".
O prefeito informa que sempre esteve próximo dos Conselhos, cumprindo a missão principal que é cuidar das pessoas. “Não podemos pensar em uma cidade melhor sem olhar para as nossas crianças e adolescentes”.
Ele finaliza destacando que nesses quase quatro anos trabalhou garantindo a todos o direito à saúde, educação, esporte e assistência social de qualidade, oferecendo bem-estar e mais dignidade ao povo aracruzense.
Abaixo novos representantes da sociedade civil para trabalhar no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Aracruz (CMDCA) no período de 2020/2022:
Entidade: Associação Beneditina de Educação e Assistência Social - Recanto Feliz
Titular: Noelma Neri Martins Galvaza
Suplente: Marcelene da Silva Herculano
Entidade: Instituto Preservarte
Titular: Débora Silva Segatto
Suplente: Idalice Rocha Coleta de Souza
Entidade: Associação Cultural, Recreativa Presbiteriana de Aracruz - Minha Chance
Titular: Schirley Gonçalves Mendes Cavalhreri
Suplente: Deise Cristina de Barros
Entidade: Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte
Titular: Geziane da Penha Altafim Gonçalves
Suplente: Eliane Tartáglia Ferreira dos Santos
Entidade: Cáritas Diocesana de Colatina - Projeto Girassol
Titular: Marilza Patricio de Araujo Minchio
Suplente: Andressa Tolentino Baldi Pereira
Entidade: Associação Lar São José
Titular: Maria Aparecida de Oliveira Souza Pinafo
Suplente: Elineide Pereira Coelho
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz planeja criar Corredor Ecológico de Biodiversidade para fortalecer a conservação dos recursos naturais no município
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove conferência de política nacional sobre desenvolvimento urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas