Biblioteca Pública de Aracruz: ler é preciso

Publicado em: 20 de novembro de 2020
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Biblioteca Pública de Aracruz: ler é preciso

Estimular a leitura é uma das principais prioridades da Prefeitura de Aracruz. Após meses fechadas devido a pandemia da Covid-19 a Biblioteca Pública Municipal de Aracruz “Eugênio Antônio Bitti” reabriu aos munícipes para empréstimo de livros no início deste mês, conforme autorização emitida pelo Decreto N.º 38.580, de 29/09/2020, seguindo todas as normas de segurança. 

Localizada no centro de Aracruz, a biblioteca está aberta ao público de segunda a quinta-feira, de 12h às 18h, e às sextas-feiras, de 07h às 13h. A entrada e a permanência no local estão condicionadas ao uso obrigatório de máscara, e o álcool gel está sendo disponibilizado no local para a higienização das mãos.

Segundo Jones Cavaglieri, prefeito de Aracruz, a administração sempre trabalhou com o objetivo de incentivar a escrita e a leitura. “Mostramos para nossos alunos e munícipes que a leitura não é feita só nas escolas, mas em todos os dias de nossas vidas. É uma leitura por prazer. E a biblioteca é o local ideal para encontrar várias histórias de acordo com o gosto de cada um. Como é bom pegar, ler e saborear um livro”, enfatizou o prefeito. 

O acervo da biblioteca, que possui mais de 24 mil livros, conta com uma grande variedade de gêneros e estilos: clássicos de autores brasileiros, best-sellers estrangeiros e até um cantinho específico para a literatura aracruzense com contos indígenas e publicações do historiador de Vila do Riacho, José Maria Coutinho. Também estão disponíveis livros das áreas de sociologia, religião, ética, filosofia, jornalismo, informática, economia e serviço social.

Luã Quintão frequenta a Biblioteca Pública de Aracruz há 14 anos e disse que sempre encontrou ótimas leituras no acervo. “Tem livro para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Tem também uma prateleira só com livros de Aracruz, bom para pesquisas e também para conhecer alguns pontos de vista sobre a história do município. O último livro que peguei emprestado, inclusive, se quer tem na Biblioteca da UFES. É uma obra do Kaka Werá, chamada “A Terra dos Mil Povos” que conta a visão indígena sobre a história do Brasil. Esse livro me ajudou muito em trabalhos acadêmicos. Cito também Cecília Meireles, Thiago de Mello, Vinícius de Morais entre os principais poetas presentes. Essas obras precisam ser lidas, a biblioteca se mantém viva a partir de nós, leitores. É um lugar de cultura, de conhecimento, de expansão do pensamento”. 

Como realizar o empréstimo

O empréstimo é facultado aos alunos, professores, e leitores da comunidade, desde que devidamente cadastrados na Biblioteca. Para se cadastrar é preciso apresentar o comprovante de residência com endereço completo. A inscrição não será feita sem o item solicitado. Cada leitor tem direito de retirar, por empréstimo, 01 (uma) obra e permanecer com ela por até 15 dias. Para os leitores menores de 10 (dez) anos, o responsável poderá fazer a retirada de 02 (duas) obras para o mesmo e em seu nome.

Serviço

Biblioteca Pública Municipal “Eugênio Antônio Bitti”

Endereço: Rua Padre João Bauer, 222, Ed. Eduardo Campagnaro -Centro de Aracruz.

Horário de funcionamento: Segunda a quinta-feira, de 12h às 18h, e às sextas-feiras, de 07h às 13h.

Telefone: (27) 3270-7404

Compartilhe em suas redes sociais: