Diversidade cultural é a bola da vez na quarta e última fase do Seminário de Educação de Aracruz

Graça e harmonia marcaram a 4ª e última fase do Seminário de Educação promovido pela Secretaria de Educação (Semed), no Sesc do Centro de Aracruz. Hoje (13), os participantes do Seminário presenciaram a apresentação de dança coreografada por 40 alunos da escola “Zilca Vieira Bermudes”, do Projeto Circo Alegria e do Grupo de Dança ExpressArte. Os alunos fizeram uma homenagem aos vários estilos musicais (samba, rock, romântico, pop, reggae e dance) em uma perfeita sincronia de movimentos.
“Hoje encerramos um pensar e um discutir sobre o currículo escolar”. Com essas palavras é que a subsecretária de Educação de Aracruz, Andrea Cristina Almeida, oficializou a abertura do seminário que tem continuidade essa tarde, desde as 13h. Ainda segundo Almeida, o município de Aracruz tem uma grande diversidade cultural em suas escolas municipais. “A presença de descendentes indígenas, negros, brancos e até mesmo de crianças com necessidades especiais é uma realidade cada vez maior em nossas escolas e que, com certeza, refletirá na maneira como devemos formular o currículo escolar que queremos. Temos que pensar a escola como um espaço de formação humana constituído de diversidade cultural”, disse a subsecretária.
Além da subsecretária de Educação de Aracruz, estavam presentes no evento pedagogos, diretores e professores da educação infantil, ensino fundamental, Educação para Jovens e Adultos (EJA), professores e articuladores do Ciclo da Infância. Aproximadamente 550 pessoas estiveram no auditório do Sesc para assistir a palestra “Diversidade e Currículo”, com a Prof.ª Dra. Nilma Lino Gomes.
Palestrante dessa segunda-feira, a Prof.ª Dra. Nilma Lino Gomes disse: “Quando o Ministério da Educação resolveu realizar a coletânea 'Indagações sobre Currículo' pensou em criar uma discussão nas escolas, a partir das perspectivas dos estudiosos envolvidos com essa questão, por isso, a proposta do meu texto 'Diversidade e Currículo' foi a de mostrar o que a diversidade significa no campo da Educação. Nós temos a tendência de acreditar que a diversidade é a soma de múltiplas diferenças, por sermos uma sociedade misturada culturalmente, socialmente e etnicamente. Entretanto, diversidade, é uma construção social, histórica, política e cultural das diferenças que nós, enquanto sujeitos culturais, formulamos com foco no poder. A escola pública é o local que mais precisamos praticar de forma pedagógica as diferenças sociais em função das políticas públicas, pois são nas representações coletivas que construímos as características étnicas da forma que nos foram apresentadas, devido a isso, é tão difícil trabalhar o currículo nas escolas. Historicamente temos uma desigualdade de gêneros”, explicou.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz participa de evento que debateu políticas públicas sobre mudanças climáticas
- Formação de Matemática para os anos iniciais aperfeiçoa práticas pedagógicas
- Prefeitura convida para II Oficina de Planejamento do Projeto Orla Aracruz
- Agenda de eventos: Programação promete agitar o final de semana em Aracruz
- Qualificar ES: formatura dos cursos presenciais acontece quinta-feira (18)
- Residencial Barra do Riacho: beneficiários são convocados para assinatura de novos contratos
- Novos equipamentos reforçam os serviços nas comunidades do interior de Aracruz
- PDM: primeira Audiência de revisão acontece nesta quarta-feira (17)
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 83ª Chamada
- Liga Amadora de Futebol de Aracruz dá pontapé inicial e resgata paixão pelo esporte no município