Assistência remota gera resultados positivos para idosos do CCI

O trabalho de assistência social remota junto aos integrantes da terceira idade do Centro de Convivência do Idoso (CCI) da Prefeitura de Aracruz vem propiciando a manutenção das atividades oferecidas aos idosos e do acompanhamento familiar. O serviço, que está sendo oferecido desde o início da pandemia, é realizado por meio de ligações e aplicativo de mensagens, com atendimento individual e em grupos.
A interação conta com muita conversa, orientação e interação. Além disso, são verificadas e analisadas as necessidades de atendimento presencial. A responsável pelo auxílio é a assistente social do CCI Samantha Selvatici Gomes Mosci que também ouve os relatos dos idosos e dialoga com a família para tratar de assuntos como a violência contra idosos e para repassar orientações sobre prevenção e sobre danos causados pela infecção da Covid-19.
A partir destes dados, o serviço planeja o direcionamento estratégico do acompanhamento aos idosos. “Em alguns casos, nossa assistente não pode resolver o que não é de competência dela, neste caso, ela encaminha a demanda para o setor responsável, com orientação à família, direcionando-os para setor que poderá ajudá-los”, explica a coordenadora do espaço, Lucélia Santana Oenes.
Samantha diz que é importante que esse tipo de trabalho não sofra descontinuidade. “É essencial que possamos continuar dando orientações aos idosos quando necessário, além de estarmos atentos ao surgimento de outras demandas e ao acompanhamento familiar”, explicou.
A assistente social comenta que a maior preocupação dela no início foi a respeito da identificação da violência contra o idoso que, segundo ela, acontece com frequência e está mais próxima do que se imagina. “Quando você auxilia o idoso, presencialmente, durante o atendimento, é possível se observar as falas, os gestos, no entanto, por telefone, tal análise é dificultada. Ao mesmo tempo, com toda essa situação de isolamento em razão da pandemia, muitos idosos estão conseguindo se abrir mais”, ponderou.
Samantha acrescenta que vê muita solidariedade entre os próprios idosos. “Alguns já não residem mais em nosso município, outros, infelizmente, nos deixaram, e o trabalho remoto através desses meios de comunicação tem ajudado bastante”.
Caso seja necessário, a assistente social faz visitas domiciliares também. “Os comparecimentos estão acontecendo em uma quantidade menor e são realizados pessoalmente por mim. É importante destacar que eu já realizava acompanhamento familiar com alguns idosos antes mesmo da pandemia”, informou Samantha.
O aposentado José Messias dos Reis, 66, relata sua satisfação com os atendimentos. “Estou achando ótimo. A Samantha faz um grande serviço comigo e me ajuda muito. Eu não tenho o que reclamar. Ela entra em contato comigo por ligação, WhatsApp e também me faz visitas”, descreveu o morador do bairro Limão.
A assistente social enfatiza que o trabalho tem sido feito da melhor forma possível. “Tem mês que eu consigo atender remotamente 50 idosos, sendo que a média mensal é de 35 atendimentos”.
Além do grupo de aplicativo voltado para atendimento de serviço social, o CCI também está disponibilizando, devido à pandemia, outro aplicativo direcionado aos exercícios físicos, que são ministrados pela professora do espaço, Schaiani dos Santos. As aulas são postadas quatro vezes por semana para cerca de 70 idosos, que interagem com atividades de caráter aeróbico, fortalecimento, alongamentos e relaxamentos.
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