Monitora Aracruz: mais uma etapa de testagem do coronavírus é realizada

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (31/07) e sábado (01/08) mais uma etapa do projeto “Monitora Aracruz” cuja missão é monitorar e combater a proliferação do novo coronavírus. Nesta fase, a ação consistiu na testagem de todos os líderes religiosos da Sede e da Orla do município.
O projeto conta com a testagem para o novo coronavírus (Covid-19), vacinação contra a influenza, doação de máscaras e álcool. Aproximadamente 30 profissionais da saúde estão atuando nessa ação, obedecendo as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS). A ação envolveu o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, a secretária de Saúde, Clenir Avanza, diversos profissionais de saúde do município, e ainda contou com a presença de parlamentares locais, entre eles, os vereadores Lula e Carlito Candin.
Segundo a secretária de Saúde Clenir Avanza, o projeto “Monitora Aracruz” faz parte do Método de Wuhan, que consiste numa testagem em massa, dividida por grupos, com o objetivo de obter o número de casos assintomáticos e promover a disseminação do coronavírus na cidade. “Em Aracruz já foram testados as pescadores, as lideranças comunitárias e religiosas. A Prefeitura visa fazer o maior número de testes para detectar a presença de indivíduos com o vírus e que não mostram sintomas, mas que podem infectar outras pessoas, o que tem sido um obstáculo nos esforços das administrações municipais para conter a pandemia”.
Para o prefeito Jones Cavaglieri, a ação é importante para o enfrentamento à Covid-19, pois através dessa testagem é possível identificar portadores e isolá-los para que não contaminem outras pessoas. “Testar os líderes religiosos é uma ação prática e efetiva, já que estas pessoas são responsáveis por levar mensagem de fé e esperança em dias de medo e incertezas que estamos vivendo”. Este monitoramento, completa Cavaglieri, oferece um diagnóstico mais preciso da situação da Covid-19 e serve de base científica para orientação dos decretos de enfrentamento da situação de emergência em saúde pública.
O pastor da 1ª Igreja Presbiteriana, Ronner Batista, ressaltou os benefícios da ação realizada pela Prefeitura de Aracruz. “Os líderes religiosos têm algo em comum: o contato com seus seguidores. Essa medida traz a segurança de que não estamos infectados e não haverá o contágio da Covid-19 para nossas famílias e também para os seguidores”.
Zelita de Jesus Figueiredo, do Ministério de Música da Igreja Presbiteriana, disse que saiu mais tranquila após a realização do teste e agradeceu ao poder público por essa iniciativa. “Estou tomando todos cuidados necessários para me prevenir, mas sempre ficamos preocupados. Sair daqui sabendo que não estou contaminada é um alívio muito grande”.
O vereador e membro da Igreja Ebenezer Pentecostal acompanhou as atividades. “Pastores e padres estão a todo momento próximos a seus fiéis realizando um trabalho de orientação, conforto e esperança. Esse segmento é um dos que mais trabalha junto a população”, destacou o vereador Lula.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz planeja criar Corredor Ecológico de Biodiversidade para fortalecer a conservação dos recursos naturais no município
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove conferência de política nacional sobre desenvolvimento urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas