Aracruz entre as dez cidades do ES mais transparentes no combate à Covid-19

Aracruz é uma das cidades capixabas mais transparentes no combate à Covid-19, de acordo com avaliação realizada pela Ong Transparência Capixaba. O município aparece na 9ª colocação no ranking com base no guia “Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19”, produzido pela Transparência Internacional – Brasil, em parceria com o Tribunal de Conta da União (TCU).
A entidade realizou o levantamento em 25 municípios com mais de 30 mil habitantes e avaliou informações referentes às aquisições e contratos realizados durante a pandemia que estão disponibilizados de uma forma clara e objetiva ao cidadão. Aracruz alcançou a pontuação de 68,5 e o resultado bom na análise final da Ong.
Ao todo, foram avaliados 34 itens, divididos em cinco categorias, cada uma com um peso diferente: informações essenciais (4), informações desejáveis (2), dados abertos (4), legislação (2) e controle social (4). A avaliação reúne quatro classificações: ótimo, bom, regular e ruim.
Segundo a secretária de Saúde, Clenir Avanza, o resultado alcançado reflete o compromisso da Prefeitura de Aracruz com a transparência cada vez maior, permitindo ao cidadão aracruzense acesso às informações de maneira rápida. “Todas as informações sobre contratos que a administração firmou, de modo emergencial, para desenvolver as ações necessárias para controle da Covid-19 estão disponíveis para população. Esse bom resultado no ranking de transparência no combate à Covid-19 é o reconhecimento de um trabalho de equipe realizado com agilidade, transparência e excelência”, comemora Avanza.
Mais uma vez a Prefeitura de Aracruz se destaca em um ranking de transparência
Esta não é a primeira vez que Aracruz se destaca em um levantamento sobre transparência. No ano de 2019, com dados referentes a 2018, a cidade havia alcançado a décima melhor pontuação no ranking brasileiro de transparência. Na época, a avaliação feita com base em estudos e pesquisas da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro foi divulgada pela Controladoria-Geral da União (CGU).
O resultado da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360° revela os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais (com base nas estimativas do IBGE em 2017) que apresentaram resultados positivos no cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal.
Nesta escala, Aracruz atingiu a pontuação de 9,64, sendo que as notas variavam de 0 a 10. No ranking geral de municípios, na ocasião, Aracruz também ocupou uma posição de destaque chegando ao 4º lugar, apenas abaixo de Serra (1º lugar - 9,95); Vitória (2º lugar - 9,85) e Vila Velha (3º lugar – 9,77).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Programa Destino Futuro: startups e empresas inovadoras podem se inscrever até o dia 19 de maio
- Prefeitura realiza ações de conscientização Maio Amarelo
- Saúde realiza o Dia D da Vacinação contra a Gripe neste sábado (10)
- IPTU 2025: pagamento da Cota Única com 10% de desconto é até 12 de maio
- Aracruz planeja criar Corredor Ecológico de Biodiversidade para fortalecer a conservação dos recursos naturais no município
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove Conferência de Política Nacional sobre Desenvolvimento Urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária