Secretaria de Saúde alerta sobre transmissão de coronavírus por assintomáticos
Os levantamentos epidemiológicos revelam que algumas pessoas desenvolvem sintomas da Covid-19 e outras não. O problema é ter uma ideia exata da proporção entre os acometidos pela doença e os que não apresentam sintomas. Diante desta realidade, os assintomáticos representam uma preocupação para os gestores de saúde, uma vez que acabam se tornando contaminadores em potencial, pois costumam apresentar carga viral alta e têm um papel importante na transmissibilidade.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, uma pessoa com o Sars CoV-2 assintomática é a que nunca desenvolve os sintomas da Covid-19, sendo os mais comuns a febre, a tosse e a dificuldade para respirar. Já um paciente sintomático está com o vírus em circulação no corpo e desenvolve os sintomas.
De acordo com a secretária de Saúde da Prefeitura de Aracruz, Clenir Avanza, infectados que não apresentam sintomas tendem a seguir suas vidas, entrando em contato com muitas pessoas suscetíveis. “Por isso, continuamos recomendando o cuidado. Nós não sabemos quem vai manifestar ou não os sintomas, ou seja, quando as pessoas vão transmitir o vírus, por essa razão, todo mundo precisa continuar usando máscara e mantendo o distanciamento social. E, principalmente, se possível, a pessoa deve ficar em casa”, pede a gestora.
A secretária ressalta ainda que é fundamental realizar o maior número de testes e o rastreamento dos casos. “Estamos trabalhando para testar nossa população. Acreditamos que o método mais eficaz para se descobrir os casos e se interromper a transmissão da Covid-19 é através da testagem dos assintomáticos, que devem ser rastreados, colocados em isolamento, assim como deve se colocar em quarentena seus contatos”. Na avaliação de Clenir, paralelo aos cuidados sanitários e a todas as medidas de assistência aos casos adotadas pelas autoridades, o mais importante é o avanço científico para se conseguir o mais rápido a vacina capaz de proteger a população.
Desde o dia 19 de junho, a Secretaria de Saúde de Aracruz colocou em funcionamento a Central de Monitoramento para acompanhamento dos casos confirmados e suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus. Para esclarecer dúvidas e/ou solicitar orientações, a pessoa pode ligar para (27) 3270-7979, 98868-0262 ou 99717-6183.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos