Segunda reunião Interinstitucional reforça a importância do distanciamento social na prevenção ao coronavírus

Dando prosseguimento às ações que visam fortalecer o combate à pandemia da Covid-19 no município, aconteceu na tarde desta terça-feira (07/07), a segunda reunião Interinstitucional, via videoconferência, entre Prefeitura de Aracruz, Portocel, Ministério Público (ES) e Poder Judiciário. Assim como na primeira videoconferência, realizada no dia 26 de maio, participaram o prefeito Jones Cavaglieri, a secretária de saúde Clenir Avanza, o gerente-geral Alexandre Billot Mori e o consultor jurídico Anselmo Farias de Oliveira da Portocel, além da promotora de Justiça Mariana Peisino do Amaral e o juiz de Direito, Dr. Grécio Nogueira Grégio.
Entre as várias ações de combate à pandemia da Covid-19 no município que já foram traçadas e discutidas, essa segunda fase da campanha reforçou a importância do distanciamento social na prevenção ao coronavírus. A secretária de Saúde Clenir Avanza disse que se reuniu com os comerciantes que estavam reivindicando uma flexibilização para o funcionamento de seus estabelecimentos. “Os comerciantes fizeram um protesto alegando que não estavam podendo trabalhar. Falei da importância da vida deles e das cautelas sanitárias que o comércio deve adotar, para permitir que o comércio funcione. Não podemos radicalizar e fazer com que eles trabalhem com a porta fechada”, disse.
Ainda de acordo com Clenir, o município passa por um momento muito perigoso, e que diante disso, os comerciantes devem passar por um treinamento. “Precisamos de uma campanha de conscientização. Nossa conversa foi muito boa, evoluiu. Eles nos pediram que déssemos um treinamento a eles para o correto funcionamento do comércio, e vamos fazer isso”, afirmou.
Um outro ponto lembrado nesta reunião foi a importância da comunicação frente às comunidades para que elas se conscientizem e contribuam nessas ações, mantendo o distanciamento social e o uso das máscaras e do álcool em gel, com mensagens via rádios, mídias externas como os outdoors, carros de som, além da internet e redes sociais. “A comunicação é fundamental para que isso aconteça. Precisamos passar uma comunicação clara e séria. Precisamos abrir mão das festas do lazer, por isso, essa comunicação deve ensinar as pessoas as cautelas sanitárias”, finalizou Clenir.
O gerente-geral da Portocel Alexandre Billot Mori lembrou das dificuldades encontradas e que se sensibiliza para fazer diferente durante a pandemia. “Não tem sido fácil. Temos que nos reinventar como negócio para manter nossas atividades. Estar de pé e ver o sofrimento das pessoas que estão no nosso entorno não é ser Portocel. Por isso, na medida do possível, temos que nos sensibilizar para fazer diferente. Queremos sim atuar nesse projeto pois é muito importante levar conhecimento para as pessoas”, afirmou.
O juiz de direito Dr. Grécio Nogueira Grégio reconheceu os esforços que têm sido feitos junto à municipalidade. “No nosso primeiro contato tivemos uma preocupação com os respiradores, que com o passar do tempo foi equacionada com as outras peças que vieram, além do desenvolvimento do protocolo de medicamentos que fez com que as coisas fossem mais controladas”, concluiu.
Desde o início dessas ações de combate ao coronavírus, a parceria entre Prefeitura de Aracruz e Portocel conseguiu distribuir às comunidades aracruzenses 20 termômetros digitais infravermelho, que medem a temperatura corporal sem contato direto com a pele, além de 21,2 toneladas de alimentos, 4 mil máscaras e álcool em gel .
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura realiza ações de conscientização Maio Amarelo
- Saúde realiza o Dia D da Vacinação contra a Gripe neste sábado (10)
- IPTU 2025: pagamento da Cota Única com 10% de desconto é até 12 de maio
- Aracruz planeja criar Corredor Ecológico de Biodiversidade para fortalecer a conservação dos recursos naturais no município
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove Conferência de Política Nacional sobre Desenvolvimento Urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local