SEMED disponibiliza atividades complementares aos alunos da rede municipal

Publicado em: 28 de abril de 2020
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
SEMED disponibiliza atividades complementares aos alunos da rede municipal

Diante da suspensão das aulas devido à Covid-19, a Prefeitura de Aracruz está viabilizando formas de dar continuidade ao aprendizado de aproximadamente 16 mil estudantes - do Ensino Infantil ao 9º ano, incluindo a Educação Especial - que frequentam a rede pública municipal de ensino.

 Por isso, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), acreditando na parceria entre escola e família, começa a disponibilizar atividades escolares complementares no site da Prefeitura, na página "Escola e Família Conectadas", por meio do link: http://www.aracruz.es.gov.br/servicos/aulas. As primeiras atividades ficarão disponíveis para acesso até o dia 14 de maio.

O material de apoio, que será publicado a cada 15 dias, está sendo elaborado por uma equipe de gestores e professores da SEMED, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para todos os grupos e anos escolares. As atividades não possuem caráter avaliativo, nem contam como reposição de horas letivas. São tarefas complementares para reforçar o que já foi aprendido em sala de aula.

Os estudantes do 1° ao 4° ano da Escola Municipal Pluridocente Indígena (EMPI) Três Palmeiras, dos povos indígenas Guaranis, terão atividades específicas em língua Guarani, pois eles só possuem aulas de língua portuguesa a partir do 4° ano. O material desse grupo foi elaborado pelo Setor de Educação Indígena e pelo Diretor da EMPI Três Palmeiras, Mauro Carvalho.

A secretária interina de Educação, Rosa Maria Ghidette Rocha, ressalta a importância das famílias no estímulo e envolvimento dos alunos. "É muito importante que as famílias estabeleçam uma rotina de estudos e incentivem as crianças a manterem as atividades e o vínculo com a escola, para que não haja retrocesso na aprendizagem", explica.

As escolas que utilizam o Whatsapp como canal de comunicação, também irão enviar os materiais para os pais e/ou responsáveis por meio da ferramenta. Já quem não conseguir acessar as atividades pelos meios disponíveis, deve buscar o material impresso na respectiva escola, de acordo com o cronograma abaixo:

 

29/04 - quarta-feira

Educação Infantil

13h - grupo I / A e B

14h30 - grupos II e III

16h - grupos IV e V

 

Ensino Fundamental

13h - 1º ano

14h30 - 2º ano

16h - 3º ano

 

30/04 - quinta-feira

8h - 4º ano

9h30 - 5º ano

11h - 6º ano

13h30 - 7º ano

15h - 8º ano

16h30 - 9º ano

 

Em caso de dúvidas, as famílias podem entrar em contato diretamente com a escola ou com a Secretaria de Educação pelo telefone 3270-7352.

Segundo Rosa, a carga horária mínima exigida por lei será devidamente reposta de acordo com as futuras orientações do Conselho Nacional de Educação e aprovação do Conselho Municipal de Educação.

Compartilhe essa notícia: