Novo coronavírus: Desenvolvimento Social orienta moradores de rua
Assistentes sociais e técnicos da vigilância sanitária da Prefeitura de Aracruz estão circulando pelas ruas do município para conscientizar as pessoas em situação de rua em relação aos cuidados para prevenção contra o novo coronavírus.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), Rosilene Filipe dos Santos Matos, a ideia é oferecer para estas pessoas a possibilidade de realização do isolamento social através do retorno à casa das famílias ou ainda por meio do aluguel social em caráter provisório.
Quem aderir ao aluguel social terá todo o suporte para se manter em isolamento como colchão, lençol, kit de higiene e alimentação. A medida vai atingir os moradores de rua cadastrados no serviço de assistência do município. Aqueles moradores nesta situação vindos de outras cidades serão encaminhados para seus lugares de origem.
A abordagem educativa é uma orientação do governo municipal e do Conselho Nacional de Direitos Humanos. Primeiramente, a população de rua receberá informações sobre os riscos de permanecer nas ruas e sobre as alternativas para se proteger neste período de restrições à circulação na cidade.
No entanto, explica a secretária, caso o morador não opte pela adesão, e haja necessidade, o poder público poderá impetrar junto ao judiciário uma medida de coerção, submetendo-o ao acolhimento em algum espaço social ou familiar ou à internação compulsória.
Durante todo o ano, a secretaria costuma atuar, semanalmente, na abordagem à população de rua, respeitando as premissas da Política Nacional de Assistência Social. O trabalho disponibiliza serviços, faz o direcionamento para tratamento, orienta o retorno do morador para casa e motiva a reconstrução dos vínculos familiares mediante a aceitação destas pessoas.
“O serviço de abordagem social não tem o cunho de obrigá-lo a aceitar nenhuma oferta. O trabalho é sempre de conscientização e de oferta de possibilidades para que o morador de rua possa, de acordo com o entendimento dele, mudar a própria história”, declara Rosilene.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy