1° Fórum de Defesa Social dos Direitos da Mulher discute feminicídio, empoderamento e saúde feminina
O Plenário da Câmara de Aracruz sediou o 1º Fórum Municipal de Defesa Social dos Direitos da Mulher, na tarde desta terça-feira (10). O evento abordou temas atuais no aspecto mulher e sociedade, como o feminicídio, saúde mental, direitos e representatividade feminina na política.
“Hoje, no século 21, ainda há mulheres sofrendo assédio, estupro, ou mortes que ocorrem por simplesmente por ser mulher. Mas também não podemos deixar de destacar que tivemos grandes avanços, diante da mobilização feminina, como a Lei Maria da Penha ou a Lei do Feminicídio, de 2015, que também foi um grande avanço para nós mulheres e à sociedade. A partir de agora, vamos ser protagonistas da nossa própria história. Não vamos nos calar!”, disse a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Rosilene Felipe dos Santos Mattos.
O tema “saúde mental da mulher” foi conduzido pela psicóloga Marta Rossoni, que apresentou pesquisas que revelam opiniões e contextos nos quais as mulheres estão inseridas. Depois, o tema em debate foi o feminicídio, com a Delegada da Mulher Dra. Amanda Barbosa. Já a Deputada Estadual Irini Lopes falou sobre a representatividade feminina na sociedade e na política.
O fórum também recebeu mulheres que estão à frente nas lutas por direitos da categoria, como a Diretora de Mulheres da Federação de Agricultura do Espírito Santo, Maria Augusta Bufalo, a Vereadora de Aracruz Dileuza Marins del Caro, a representante do Conselho de Direito da Mulher Serrana, Norma Ramos e a Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Aracruz, Iracema Maria.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Procon Aracruz realiza Mutirão de Renegociação de Dívidas e Cidadania
- Plano Diretor Municipal: moradores têm novos encontros para sugerir melhorias para Aracruz
- Barra do Riacho recebe 11º Festival Cine.Ema com sessões de cinema e atrações culturais gratuitas
- Estudantes do Cmei Francisca Rocha Ribeiro dão show na culminância do projeto Comunidade de Leitores
- VNT 2025: 5ª e 6ª etapa foi marcada por muita adrenalina
- Seminário debate a Educação Especial na perspectiva inclusiva no Ministério Público do Espírito Santo
- Pós-Graduação em Eficiência Energética Industrial fomenta a otimização de custos e a sustentabilidade no setor fabril
- Prefeitura convida para II Oficina de Planejamento do Projeto Orla Aracruz
- Procon Municipal realiza Mutirão de Renegociação de Dívidas e Cidadania
- Vagas para os cursos da Semana de Capacitação já foram preenchidas