Prefeitura de Aracruz recebe certificados da Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte

O prefeito Jones Cavaglieri recebeu em seu gabinete na tarde desta sexta-feira (17), a Técnica da Saúde do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), Danielly Leonel, para uma reunião de entrega dos certificados das capacitações das equipes multiprofissionais das áreas da saúde, educação e assistência social dos municípios de Aracruz, Fundão, João Neiva e Ibiraçu.
Essas capacitações foram oferecidas pela Associação Amigos da Justiça Cidadania Educação e Arte, por meio do Pronas, de junho a outubro de 2019. Foram realizadas cinco capacitações de 16 horas por módulo, totalizando 80 horas ao final de todo projeto, com a participação de 399 pessoas. Esses certificados, tendo em vista que o projeto Pronas é um programa do Governo Federal, possuem pontuação para os capacitados em cursos livres.
“Quando reunimos por um mesmo objetivo, que é cuidar da pessoa, esses três segmentos, como a saúde, a educação e a assistência social, fazemos um acolhimento mais otimizado porque cada área se comunica e se ajuda para identificar qual é o problema ou dificuldade enfrentada por uma criança, e que muitas vezes os pais não conseguem identificar, fazendo com que a pessoa seja incluída na sociedade”, ressaltou o prefeito Jones Cavaglieri.
A Técnica da Saúde do Pronas, Danielly Leonel, também comentou como essa integração é fundamental para o desenvolvimento da pessoa. “Tenho um sobrinho com um grau baixo de altismo e que sempre frequentou a escola comum e com problemas na fala. Quando completou cinco anos ele apresentou muita dificuldade e já não conseguia completar uma frase. Eu comecei a frequentar a Apae, Pestalozzi e percebi que meu sobrinho se encaixava ali dentro. Ele começou a ter consultas com psicólogo e fonoaudiólogo, e menos de um ano, fala muito bem”, destacou.
Associação Amigos da Justiça Cidadania Educação e Arte
A Associação Amigos da Justiça Cidadania Educação e Arte é uma Organização da Sociedade Civil-OSC, de objetivos socioassistenciais e filantrópicos. Em 27 de setembro de 2016, a Associação passou a ser reconhecida como entidade de assistência social para executar ações de estímulo e desenvolvimento de ações de reabilitação/habilitação das pessoas com deficiência.
Desde então foi formada uma rede entre as três políticas de cada município, que ocorreu de junho a outubro, com capacitações para profissionais da saúde, educação e assistência social dos municípios de João Neiva, Ibiraçu, Aracruz e Fundão, de modo a possibilitar ações em cada um dos municípios voltadas para a melhoria da saúde especial.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada