Manejo da restinga em Barra do Sahy continua até início de janeiro
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz, os trabalhos de manejo da restinga da Barra do Sahy vão até o início de janeiro. O objetivo é realizar o serviço de poda em partes onde a vegetação ultrapassa os limites de proteção, dificultando a mobilidade de pessoas e também o acesso à praia. Em Santa Cruz, o serviço foi finalizado em dezembro.
Por se tratar de uma vegetação de alta relevância ambiental e também protegida por lei, a Semam precisou elaborar um Plano de Manejo antes de inciar o serviço. O documento, que foi entregue ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), contém a relação de espécies de fauna e flora que existem em todos os trechos e praias do município. “Esse trabalho é feito de uma forma que não prejudique as espécies que habitam na restinga, inclusive algumas que correm risco de extinção, mas que também compatibilize a restinga com o uso público da praia”, explica o gerente de Recursos Naturais da Semam , Fabrício Rosa.
O secretário de Meio Ambiente, Edgar Allan Martins, também ressalta a importância da elaboração do estudo técnico antes de iniciar os serviços em áreas de restinga. De acordo com ele, o Plano de Manejo, além de importante, é obrigatório. “Ele servirá como base para liberação dos órgãos competentes, para que os mesmos possam avaliar os impactos à função ecológica da restinga e à proteção de espécies ameaçadas de extinção”, disse.
A restinga
A Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) explica que a restinga é uma vegetação importante e devidamente protegida no litoral de Aracruz. Além de abrigar diversas espécies de fauna e flora, o bioma também exerce um papel físico-ambiental, constituindo uma barreira para a ressaca do mar.
Além de auxiliar no controle da erosão das praias, as restingas abrigam importantes espécies vegetais e animais. “O ecossistema de restinga é um ambiente muito sensível, que contem muitas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção”, completa Fabrício Rosa.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento