Ônibus da Cordial terá sistema de biometria facial para evitar uso indevido de cartões

A partir deste mês será implantada em toda frota urbana e distrital operada pela Cordial, o novo modelo de reconhecimento por meio de biometria facial dos beneficiários de gratuidade e meia passagem no transporte coletivo de Aracruz. O objetivo é evitar o uso indevido dos cartões de passe.
Recadastro obrigatório
O recadastro para atualização das fotos contidas nos cartões de passe é obrigatória para todos usuários dos cartões com benefício – isso inclui, idosos, PNE, estudantes, professores, entre outros. Os usuários precisam procurar o guiche Facilite, na Rodoviária de Aracruz, de segunda a sexta-feira, até o dia dez de fevereiro de 2020.
Documentação necessária para o recadastro
• Cartão Facilite;
• Cópia documento identidade com foto;
• Apresentar o documento original com foto para comprovação;
• Declaração da escola expedida no mês atual (estudantes);
• Carteirinha carimbada pela escola (estudantes);
• Comprovante de residência;
• E-mail (será utilizado para informações em caso penalização)
Biometria Facial
Utilizado em várias cidades brasileiras, além das grandes capitais, a biometria facial visa garantir maior segurança ao usuário e evitar o uso indevido dos cartões de gratuidade por pessoas que não tem o benefício, que causam reflexos significativos no cálculo tarifário.
Acompanhando essa evolução dos sistemas automatizados, a Prefeitura de Aracruz, através da Secretaria de Transportes e Serviços urbanos (Setrans), publicou o Decreto Municipal Nº 37.125 de 04/11/2019, que regulamenta a implantação do Sistema de Tecnologia Biométrica – Biometria Facial – no transporte coletivo municipal.
Serão instalados nos ônibus novos equipamentos de bilhetagem eletrônica que possuem câmeras junto aos validadores, elas fotografam o usuário no momento do embarque com cartão benefício (gratuito ou meia passagem). O sistema de reconhecimento facial verifica se o usuário é o titular do cartão, conferindo se o rosto é o mesmo da foto cadastrada. Caso o usuário não seja reconhecido, a empresa irá auditar o caso e, confirmada a divergência, o usuário será informado/notificado por e-mail, gerando o bloqueio temporário do cartão.
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