Aldeia de Aracruz vira ponto turístico e cultural do ES. Veja como visitar a Tekoá Mĩrim
Nesta quinta-feira (12) o povo Guarani de Aracruz oficializou o primeiro Plano de Visitação em terras indígenas do Espírito Santo. O documento consolida a Tekoá Mĩrim, em Aracruz, como um dos únicos locais regulamentados para realizar atividades voltadas ao etnoturismo fora da região amazônica, além de ser um marco para o município e, principalmente, ao povo Guarani.
“Queremos mostrar a cultura Guarani para todos”, declarou o cacique Kara'í Perú. De acordo com ele, a ideia é que a Tekoá Mĩrim seja um espaço para aqueles que desejam ter uma vivência a partir de outro estilo de vida e visão de mundo.
O Plano de Visitação da Tekoá Mĩrim foi celebrado no estilo Guarani: com simplicidade, músicas sagradas, roda de conversa, comidas tradicionais e trilha pela floresta. Além da Prefeitura de Aracruz, também estiveram presentes representantes de agências de turismo, hotéis e restaurantes da região, Governo do Estado, Vale, Suzano e Instituto de Socioeconomia Solidária (ISES). “Aracruz é o único município capixaba com terras indígenas tradicionalmente ocupadas e é fundamental que a gente reconheça e apoie os povos indígenas, tendo em vista a importância histórica que possuem para o Brasil. São povos que guardam saberes antigos e conhecem essas terras muito melhor do que nós”, comentou o prefeito Jones Cavaglieri.
O que fazer na Tekoá Mĩrim
Localizada em meio a mata atlântica e às margens do maior estuário do Espírito Santo, o Rio Piraquê-Açu, a Tekoá Mĩrim é um lugar para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Uma breve caminhada é suficiente para sentir o ar puro e o clima suave da floresta.
O local possui estacionamento, casas tradicionais, cabanas para roda de conversa e alimentação, área para camping, banheiros e ducha externa. O visitante, além de contemplar lindas paisagens, também pode participar de rodas de conversa, pintura corporal com tintas da terra, caminhada por trilhas, apresentação de dança e coral, passeio de barco e ainda experimentar a culinária tradicional do povo Guarani ou levar para casa artesanatos feitos pelos moradores da aldeia.
“Para mim, a Aldeia Tematika é um local que fortalece nossas raízes, porque ali estamos sempre praticando nossa cultura. É também um meio de sobrevivência pra gente, nosso trabalho. É muito importante para nós preservar nossa cultura e também manter nossas pessoas dentro da aldeia”, comentou Walter Karaí Djekupé, guia turístico da Tekoá Mĩrim.
Como chegar
A entrada para a Tekoá Mĩrim fica na Rodovia ES-010, km45, após a ponte do Rio Piraquê-Açu, distrito de Santa Cruz, Aracruz – ES. Clique aqui e veja no pama como chegar.
Contato para agendamentos
- 27 99606-2754 (Cacique Kara’í Werá)
- 27 99959-6939 (Kara’í Mirim)
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Que tal curtir o feriado em Aracruz? Descubra o que fazer nos dias de descanso
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: 10ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Projeto Rio Doce Escolar desperta a consciência ambiental em estudantes do Cmei Tia Anastácia
- Agricultura promove visita técnica em Conceição da Barra na área da piscicultura
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados de Corpus Christi, ponto facultativo e São João Batista
- Oficinas de libras da Emef Professora Maria Inês Della Valentina fomentam a comunicação e a interação de aluno com deficiência auditiva
- Prefeitura vai realizar Consulta Pública sobre diagnóstico do Projeto Orla
- Festa da Grande Bela Vista acontece de 20 a 22 de junho
- SUAS: Aracruz avança na transformação digital com novo Sistema de Gestão
- Prefeitura inicia a semana com mais de 700 oportunidades de emprego: destaque para área industrial