Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem concluem curso de especialização em tratamento de feridas

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), em parceria com a ConvaTec, promoveu na tarde desta quinta-feira (31), no salão de eventos do Laboratório Thonson, uma cerimônia de encerramento para a entrega dos certificados aos enfermeiros e técnicos de enfermagem da Rede Municipal de Saúde, que concluíram o curso de especialização em tratamento de feridas.
O evento contou com as presenças da Enfermeira Assessora Técnica e de Treinamento da ConvaTec, Ana Lígia Martins Sousa, e da Secretária de Saúde Clenir Avanza. Ao todo 82 profissionais foram certificados, sendo 35 enfermeiros e 47 técnicos de enfermagem. “Estamos aqui hoje para celebrar a conclusão do nosso curso, que se iniciou em março deste ano com os treinamentos e sendo finalizado em setembro. Este foi um ponta pé para nos interessarmos mais, conhecermos o assunto de forma mais aprofundada e ter um olhar mais crítico. Tenho certeza de que hoje vocês já são bem diferentes de quando começamos o curso, no que diz respeito à avaliação do paciente e sua ferida”, falou Ana Lígia no início da cerimônia.
Ainda de acordo com Ana, o curso possibilitou a esses profissionais adquirirem uma capacidade de enxergarem a importância de se usar um curativo primário e fazer a associação de terapia compressiva em pacientes com úlceras vasculogênicas. “O curso ofereceu essa visão com um bom direcionamento, sendo que isso é só um início, pois para o próximo ano o município já pensa em ter um centro de referência para acompanhar esses pacientes, de uma forma mais individualizada e controlada”, disse.
A secretária de Saúde Clenir Avanza parabenizou todos os profissionais pelo desempenho e interesse de cada um com o curso. “Eu tenho que dar os parabéns a vocês. Hoje é dia de formatura. Nosso prefeito Jones Cavaglieri também ficou muito feliz em saber que nós estamos qualificando nosso pessoal da assistência, e isso é a maior riqueza que nós podemos dividir, que é a formação qualificada de nossos profissionais que poderão exercer sua profissão de uma forma muito melhor. O conhecimento que vocês adquiriram ninguém poderá tirar, e ele é a maior riqueza que podemos ter. Tive o retorno de nosso pessoal, que elogiou a qualidade desse curso e que agora poderão aplicar na prática o aprendizado. Isto tudo estimula o município a buscar mais qualificação. Sucesso a todos”, pontuou.
O curso abordou as inovações e tecnologias em temas como: avaliação de lesão e processo de cicatrização; combate ao biofilme e infecção; prevenção e tratamento de lesão (DAI); terapia por pressão negativa portátil, úlceras vasculogênicas e discussões de casos com indicação de tratamento. Durante o curso também foi desenvolvido um guia prático (manual) de avaliação e prescrição que será disponibilizado a todos os enfermeiros e técnicos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora