Prefeitura de Aracruz busca recursos junto ao Governo do Estado para obras no Morro do Cruzeiro

Na última quarta-feira (30), a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Habitação e Defesa Civil (Sehab), entregou à Defesa Civil Estadual o plano de trabalho para as obras de contenção e manutenção do talude no Morro do Cruzeiro, em Santa Cruz. O local é classificado como área de risco, podendo sofrer deslizamento caso ocorra eventos naturais como chuvas prolongadas e vendavais.
O documento, que já está protocolado, tem objetivo de captar recursos para drenagem, retaludamento e contenção da área. Segundo o secretário da Sehab, Luiz Fernando Meyer, o projeto, além de fornecer informações técnicas sobre o local, também apresenta um ofício assinado pelo prefeito de Aracruz Jones Cavaglieri e relatório de uma geóloga do Estado, que classifica os riscos que a área apresenta às famílias que moram a baixo do morro.
“O Morro do Cruzeiro foi diagnosticado com problemas de rachadura e de possível deslizamento, além de apresentar alto risco de possível deslizamento. Por isso, é necessário realizar essas intervenções com objetivo de mitigar os perigos”, relata.
Esta semana a Defesa Civil de Aracruz, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e outras secretarias municipais, iniciou a supressão de árvores no local. O objetivo foi retirar algumas espécies arbóreas localizadas na encosta do morro e que correm risco de cair em função de uma eventual ventania ou chuva.
“Com a proximidade do verão, poderemos ter períodos chuvosos, e essas árvores, por serem muito grandes, e estarem na encosta, funcionam como uma alavanca para o deslizamento, colocando em risco as residências localizadas abaixo”, completa Luiz Fernando Meyer.
A expectativa é que o serviço seja finalizado ainda esta semana. Já as espécies a serem suprimidas são as de mais riscos para a comunidade e foram identificadas a partir de uma vistoria técnica no dia dez de outubro. “Estamos fazendo o nosso trabalho, cujo objetivo maior é de salvar e proteger, e essa missão começa na prevenção e mitigação”, conclui o prefeito Jones Cavaglieri.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais