Moradores comemoram nova Unidade de Saúde do bairro Sauê
A noite de quinta-feira (03) foi de comemoração para os moradores do Sauê, no distrito de Santa Cruz. A Unidade de Saúde do bairro já está em pleno funcionamento e foi inaugurada durante uma solenidade com a presença do prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, secretários municipais, servidores públicos, vereadores e população.
“A Unidade de Saúde do Sauê já realizou os primeiros atendimentos e aqui vamos ter cobertura vacinal, exames preventivos, médicos, enfermeiros e técnicos. Uma das melhores estruturas da saúde está aqui e é um local espaçoso, bem localizado e vai atender toda demanda da comunidade do Sauê, que já passa de 2 mil famílias”, declarou a secretária de Saúde, Clenir Avanza.
Ainda de acordo com ela, a nova unidade é uma conquista da população e nasceu a partir da participação coletiva na gestão municipal. É também um sonho realizado, já que há dez anos a população tem pedido por esse serviço que, inclusive, já foi motivo de protesto. “É uma alegria comemorar essa vitória da comunidade. Agora, vocês precisam se apropriar desse bem público e usufruir com zelo e responsabilidade. Sei da luta que vocês passaram, mas agora a sensação é de dever cumprido”, disse o prefeito Jones Cavaglieri.
O presidente da comunidade, Rivaldo de Souza Lima, esteve a frente de todo processo para implantação da Unidade de Saúde e agora respira aliviado. Em seu pronunciamento durante a solenidade declarou, em tom de agradecimento, tudo o que sente após anos buscando melhorias para a população do bairro. “Nós sabemos o quanto sofremos, mas temos que sonhar, ter esperança. Buscar e realizar. Essa comunidade uniu forças para conseguir essa Unidade de Saúde e agradecemos ao prefeito e à secretária por ter apoiado nossa causa”.
Já o presidente da Câmara Municipal, o vereador Paulo Flávio, destacou a força da comunidade e comemorou a conquista junto ao governo municipal. “Sauê nunca mais será a mesma com essa nova Unidade de Saúde”, disse.
“Vai melhorar nossa vida”
Antes da Unidade de Saúde do Sauê começar a funcionar os moradores tinham dificuldades para ir até uma consulta, no bairro mais próximo. Era preciso descer o morro ou andar por longas distâncias até o ponto de ônibus. Beatriz Farina é moradora antiga do bairro e, assim como outras pessoas que moram ali, tem convido com essas dificuldades para ser atendida por um médico. No entanto, a nova Unidade de Saúde, que agora está próxima de sua residência, é motivo de alívio e esperança.
“Moro aqui há 69 anos e nunca tivemos um posto de saúde. Antes, a gente ficava dependendo de ônibus para ir até coqueiral se consultar, e era mais difícil ainda para quem mora mais longe. Foi a melhor coisa que conseguimos por aqui. Recebemos muitos não, mas tudo tem a hora certa de acontecer”, disse a aposentada.
Depender de ônibus também era um empecilho para a família de Angélica de Andrade, 50 anos. “A gente tinha que depender dos horários de ônibus, mas com a unidade aqui vai ser muito bom para nós. É algo que a gente pediu e agora temos a resposta”, comentou.
Já Cristiane Inocente, que mora no Sauê há 20 anos, está otimista. “Vai facilitar muito. Só de não pegar ônibus tá ótimo”, disse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo