Abertas inscrições para o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, para todos os níveis de ensino

A Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz informa que as inscrições para o “6º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero” vão até o dia 15 de setembro. O concurso é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres/Presidência da República, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher.
Criada em 2005, a premiação acontece por meio de concurso de redações para estudantes do ensino médio e de artigos científicos para graduandos, mestrandos e doutorandos. Para a secretária de Educação, Maria Goretti Moro Gomes, a premiação do “Construindo a Igualdade de Gênero” estimula e fortalece a produção científica e a reflexão sobre as relações de gênero no país, além de contribuir para a construção de um ambiente democrático de discussão nas escolas e universidades sobre as desigualdades existentes entre homens e mulheres. “Os trabalhos que serão apresentados durante o concurso vão com certeza contemplar as relações existentes entre as classes sociais, as diferentes gerações, raças e etnias de nosso país”.
Escolas públicas e privadas que estejam desenvolvendo projetos e ações pedagógicas para a promoção da igualdade de gênero poderão concorrer na categoria “Escola Promotora da Igualdade de Gênero”. Será premiada uma escola por região, que receberá a quantia de R$ 10 mil. Os premiados de edições anteriores somente poderão candidatar-se de novo após três anos. Para a categoria estudante de Ensino Médio, são duas possibilidades: “Etapa Nacional” e “Etapa Unidade da Federação”. Ao todo serão 27 vencedores, um por cada estado e Distrito Federal, que serão agraciados com bolsas de estudo, computadores e impressoras.
Nas categorias “Mestre e Estudante de Doutorado”, “Mestre”, “Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado” e “Estudante de Graduação”, serão premiados os seis melhores artigos científicos, sendo dois selecionados para cada categoria. Os textos vencedores receberão premiações em dinheiro e bolsas de estudo (doutorado, mestrado e iniciação científica). Ao todo, as três categorias irão receber R$ 23 mil. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.igualdadedegenero.cnpq.br ou pelos Correios, para o endereço: Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM/PR - 6º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - Via N1 Leste, s/n, Pavilhão das Metas - Praça dos Três Poderes, Zona Cívico-Administrativa - Brasília - DF - CEP 70.150-908, conforme cada categoria. A divulgação dos resultados estará disponível no site do concurso (www.igualdadedegenero.cnpq.br) até o dia 19 de novembro. O prêmio será entregue durante solenidade prevista para acontecer no mês de dezembro, em Brasília.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação
- Estudantes da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi exploram crônicas de Cecília Meireles com apoio de tecnologias e inteligência artificial