Terapia das mãos ajuda a melhorar os movimentos, recuperar a auto estima e promover socialização

O Projeto “Minhas mãos, suas mãos. Nossas mãos”, do Centro de Reabilitação de Aracruz (Creara), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Aracruz, é um trabalho que mistura Fisioterapia com Psicologia, e tem por objetivo trazer melhorias na funcionalidade das mãos e recuperação da auto estima, além de promover a socialização. Criado há três semanas, o projeto conta com a participação de 15 pessoas e, é realizado todas as quintas-feira, das 15 às 16 horas.
Seu Geraldo Antônio Fracalossi que tem 75 anos e mora em Jacupemba, está muito feliz com os resultados que vem alcançando. “No primeiro dia eu vim desanimado demais, mas agora está ótimo. Já voltei a fazer os movimentos que eu não conseguia, por causa da dor que sentia, consequência de um acidente. O médico pediu para eu fazer esses exercícios e por isso estou aqui. Me sinto tão bem que repito as atividades todos os dias em casa, para me recuperar logo”, comemora.
De acordo com a fisioterapeuta Monicelli Trivilin Afonso, no projeto, o atendimento é diferenciado e envolve atividades em grupo com pacientes que sofrem algum tipo de trauma, como fratura, cortes, sequelas de AVC, acidentes de trabalho e por veículos ou pacientes que apresentam doenças crônico degenerativas (doenças que tem evolução de mais de seis meses, no qual o paciente apresenta melhora e, em seguida, tem recaída). “Estes pacientes já faziam terapia no Creara e agora só estão fazendo o acompanhamento mais contínuo”, disse.
No projeto, são realizados exercícios de aquecimento, alongamento e relaxamento, sendo que nessa atividade é trabalhada a musculatura extensora e flexora do punho e dos dedos.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde publica 3ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: 75ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Obra que integra sistema de esgotamento na região da Praça da Paz inicia nos próximos dias
- Cerimônia marca o lançamento do Programa Escola Saudável na Rede Municipal de Ensino
- Divulgada programação da Conexão Agro Jacupemba, que acontece entre os dias 26 a 28 de junho
- Atletas de Aracruz disputam finais estaduais de Vôlei de Praia Escolar em Guarapari
- Segurança Alimentar e Nutricional é tema de reunião entre secretarias municipais e Governo do Estado
- Processo Seletivo Simplificado: Polo UAB oferta 10 vagas para curso de Licenciatura Letras Português (EAD)
- 26ª Expo Aracruz: Informativo 002 do Edital 017/2025
- Aracruz participa do Encontro do Núcleo Regional do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes) e Sistemática de Acompanhamento e Avaliação de Resultados (SAAR N3)