Mutirão de Limpeza leva cores e vida às ruas de Vila do Riacho

Coletividade. Esta foi a máxima do mutirão de limpeza que levou cores e vida à Vila do Riacho neste último sábado (27/07). A ação fez parte do Programa de Educação Ambiental da Portocel (PEA), que em parceria com a Prefeitura de Aracruz, promove a revitalização dos chamados pontos viciosos de lixo espalhados pela cidade. Intitulado “Minha Rua, eu amo, eu cuido”, o mutirão contou com apoio dos Ecos Agentes em Ação da PEA, que são formados pelas lideranças comunitárias, estudantes e demais moradores da localidade. Também participaram os servidores das Secretarias de Meio Ambiente (SEMAM) e Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS).
Antes mesmo dos participantes irem às ruas para iniciarem os serviços, todos foram recepcionados em um café da manhã na EEEFM Ermentina Leal para receber instruções de como se proceder com as atividades. A Coordenadora de Execução do PEA, Adriana Cecato Plazzi, deu as boas vindas e falou da importância da coletividade envolvida no mutirão.
“É com muita alegria que nós do Programa de Educação Ambiental da Portocel (PEA) estamos em Vila do Riacho iniciando mais uma ação em parceria com a prefeitura de Aracruz, lideranças comunitárias, moradores e estudantes. Nada disso existira se não houvesse o envolvimento de todos. Este é um trabalho coletivo, que vem crescendo e deixa todo mundo orgulhoso, pois quando iniciamos um trabalho de educação ambiental, nosso objetivo maior é formar rede, sendo que não é possível cuidar do meio ambiente sozinho”, ressaltou.
A Coordenadora de Coleta e Resíduos Sólidos (SETRANS), Fernanda Oliveira, falou do apoio que a prefeitura vem dando nas revitalizações. “Esse trabalho é realizado após a solicitação de moradores, que se tornam responsáveis pela manutenção do ponto revitalizado. Nós disponibilizamos pneus, terra e mudas de árvores nativas e frutíferas. Depois do recolhimento dos entulhos, ainda alertamos os moradores de que ali não é lugar de se despejar seu lixo”, comentou.
Após as instruções, os participantes foram divididos em quatro grupos e se dirigiram aos pontos que já haviam sido mapeados, sendo eles em frente à EMEF Álvaro de Souza, no muro do SAAE, Av. Ceu Azul, no chamado “Beco da Lua” e em uma calçada em frente ao cemitério. Enquanto os pontos eram cercados com pneus, e espécies nativas e frutíferas de árvores eram plantadas, moradores ainda recebiam instruções porta-a-porta, como forma de incentivo em manter o lugar limpo, que além de deixá-lo com vida, ainda evita a proliferação de insetos, ratos e outros animais peçonhentos. Contando com esta ação de sábado, desde 2018 já foram revitalizados mais de 20 lugares em todo o município.
CLIQUE AQUI e confira a galeira de imagens
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada