Quase 900 pessoas vacinaram contra o sarampo somente neste sábado (20/07), dia D da campanha

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), realizou neste sábado (20/07), das 7h às 16h, em todas suas Unidades Básicas de Saúde, além de um posto volante no Shopping Oriundi, das 9h ás 16h, o “dia D” de vacinação contra o Sarampo. Somente nesses horários, 890 pessoas se imunizaram. A ação foi uma grande oportunidade aos que ainda não eram imunizados e que não conseguiam ter tempo de tomar a vacina durante a semana.
O objetivo foi justamente intensificar as ações de combate ao sarampo no município, sendo que a Vigilância Epidemiológica da prefeitura de Aracruz tem realizado o monitoramento ininterrupto quanto à circulação de todas as doenças. Esta campanha veio para proteger a população, considerando a possibilidade da reintrodução do sarampo, como já se verifica em outros locais do país.
A Vacina de Tríplice Viral é segura e a única forma de se prevenir contra o sarampo. Os principais grupos de riscos são as pessoas de 12 meses a 49 anos de idade. Os adolescentes, adultos (homens e mulheres), no contexto atual do risco de importação de casos, também devem se vacinar. Já as pessoas de até 29 anos de idade que não apresentam registro da vacina, é necessário tomar duas doses com intervalo de no mínimo 30 dias, entre uma dose e outra. Aquelas de 30 a 49 anos, que não houver registro, precisa receber apenas uma dose da vacina de tríplice viral.
Vacine-se durante a semana!
A Vacina de Tríplice Viral está disponível em todas as unidades de saúde durante a semana, das 8h às 17h. A população alvo da campanha deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima, levando seu cartão de vacinação, que será avaliado e atualizado conforme recomendações do calendário básico de vacinação.
Sintomas
Pessoas acometidas pela doença apresentam febre, manchas avermelhadas pelo corpo (exantema), tosse, coriza, conjuntivite (olhos vermelhos e lacrimejantes), fotofobia (sensibilidade à luz) e pequenas manchas brancas dentro da boca.
O vírus ainda circula em várias regiões do país, além disso a baixa imunização da população brasileira, que vem decaindo nos últimos anos, contribui para a volta da circulação do vírus, por isso a população deve ser vacinar. Segundo Nota Técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), não há registro de caso confirmado de Sarampo no Espírito Santo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental