Alunos da EMEF Nova Santa Cruz participam de momento literário com a professora Loressa Pagani Campostrini
.jpg)
Na tarde desta quinta-feira (06/06) a professora da Rede Municipal de Colatina, Loressa Pagani Campostrini, autora do livro “A lenda do estampado”, esteve no distrito de Santa Cruz para participar de um momento literário com alunos da EMEF Nova Santa Cruz. A ação faz parte do Projeto Comunidade de Leitores, que transforma a escola em um espaço onde a leitura acontece de forma prazerosa e rotineira, criando assim um “clima leitor”.
Loressa se interagiu com as crianças, que muito curiosas com a história contada, prestavam atenção em cada página virada. Estampado é um peixe que nada nas águas do Rio Doce. Em épocas de chuvas e ventos fortes ele fica às margens esperando alguém aparecer, e quem aparece é um pescador ribeirinho, que o leva em sua malha de pesca.
Nesse momento, após ser capturado, os dois começam a bater um papo, e o peixe conta sua triste história, quando seus pais e avós viviam em águas fartas e em um ambiente com matas ciliares e animais silvestres. O pescador tem uma reflexão, fica envergonhado pela ação do homem e solta o peixe. A intenção dessa história é conscientizar os alunos para a conservação e limpeza do rio e não deixá-lo morrer, assim como a importância da água na manutenção da vida.
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito