Artesãos lotam Câmara Municipal em palestra realizada pela Prefeitura de Aracruz
Artesãos aracruzenses estiveram juntos na manhã desta terça-feira (04) para acompanhar a palestra sobre a nova Base Conceitual do Artesanato Brasileiro. O evento aconteceu na Câmara Municipal e foi uma realização da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SEMTUR), em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micros e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES).
Quase 300 pessoas que desenvolvem trabalhos artesanais no município estiveram presentes. De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, Flávia Cândida, o objetivo foi reunir artesãos que atuam em territórios diferentes e envolvê-los numa conversa que estimule a produção e empreendedorismo. “Esse evento, além de instruir novos artesãos, teve o intuito de explicar o que está acontecendo com o artesanato em nível nacional e também ressaltar a importância desse trabalho para o desenvolvimento econômico-social do município”, disse.
A palestra foi conduzida pela Coordenadora Estadual do Artesanato, Sônia Clea Damasceno, que explicou sobre o histórico de produção no Brasil. Segundo ela, apesar das transformações ao longo dos últimos anos, o fazer com as mãos continua sendo a principal característica do artesanato, sendo que em Aracruz este fato se destaca principalmente pela presença de povos Tupiniquim e Guarani, que ainda mantêm tradições na forma de trabalho e renda.
“O artesanato de Aracruz é muito rico, principalmente no que tange as comunidades indígenas. É um município bem atípico, com grandes aldeias, por isso esse fluxo de artesãos é maior. Não encontramos isso em outras regiões como encontramos tão forte aqui e isso é muito bom, porque enriquece nossa cultura e faz com que o artesanato cresça principalmente nessa tipologia”, explicou a Coordenadora Estadual do Artesanato.
Mais de 500 artesãos
Um levantamento feito a partir do cadastro de artesãos na Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico, Social e Defesa Ambiental (ANDESA) constatou que no município de Aracruz cerca de 540 pessoas trabalham com artesanato.
“Nós ficamos surpreendidos com o levantamento que foi feito, pois identificamos artesãos de todo o seguimento. Pessoas que desenvolvem trabalhos incríveis aqui no município e que precisam se reunir para estimular ainda mais o trabalho”, comentou o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri.
Clique aqui para ver a galeria de fotos completa
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo