Secretária de Saúde de Aracruz palestra no VI Encontro Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde
Teve início nesta terça-feira (28/05) e prossegue até a próxima sexta-feira (31/05), no Marina Park Hotel, em Fortaleza, Ceará, o VI Congresso Brasileiro de Direito e Saúde e o VI Encontro Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde. A Secretária de Saúde Clenir Avanza, que também é Presidente da Associação Nacional dos Advogados da Saúde, foi homenageada durante cerimônia de abertura, e também palestrará na tarde desta quinta-feira (30/05) sobre a Judicialização da saúde em Aracruz.
O congresso vem com o objetivo de promover o debate de temas inerentes à interface do mundo jurídico e das ciências da saúde. Desta forma serão realizados painéis, mesas redondas e conferências relacionadas ao tema central: “A saúde pós trinta anos da Constituição Brasileira”, com a participação de diversas autoridades das áreas específicas da Saúde e do Direito.
Serão vários temas a serem discutidos, com abordagem no âmbito de três perspectivas: a saúde pública, que incluirá a efetividade da saúde como direito constitucional fundamental; a contextualização da saúde suplementar; e a responsabilidade civil, criminal e ética dos profissionais de saúde e dos gestores públicos e privados da área da saúde.
![]() |
![]() |
![]() |
Clenir Avanza comentou sua palestra ‘Gestão da Saúde de Aracruz’, que discutirá a judicialização da saúde no município. “É importante perceber que a judicialização das politicas de saúde desequilibra o orçamento e cria duas portas de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma porta garantindo por meio de ordens judiciais, direitos individuais em detrimento do coletivo, e outra porta garantindo direitos coletivos por meio das politicas públicas”, ressalta.
O VI Congresso Brasileiro de Direito e Saúde (CBDS) é uma realização do IBDS - Instituto Brasileiro de Direito e Saúde, da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará, da AMPASA - Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde e do Centro de Apoio Operacional da Cidadania/Saúde do Ministério Público do Estado do Ceará (CAOCIDADANIA/SAÚDE MPCE).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo


