EMEFI Caieiras Velha promove sua 1ª Mostra Cultural
A Escola Municipal Indígena de Caieiras Velha realiza nesta quarta-feira (17/04) sua primeira Mostra Cultura “Oré Tupinakîa: Resistir para continuarmos a existir”. O evento acontece a partir das 8h com as falas da direção da escola e das lideranças indígenas, e prossegue até as 14h, com várias outras atrações, entre elas as tradicionais danças dos guerreiros e dos Kurumi, apresentações das turmas do 1º ao 4º ano e do 5º ano ao 9º ano, além exposições de trabalhos, fotografias, artefatos e artesanatos.
A diretora Lucenilda de Souza Pego comentou sobre o tema que será trabalhado na preservação da cultura indígena. “Durante todo ano letivo nossa escola trabalha com um currículo específico, e nesse primeiro trimestre estamos trabalhando com as problemáticas da história do povo Tupiniquim e Guarani no contexto local e nacional. Também desenvolvendo todos os anos as oficinas de artesanatos somente dentro da escola”, comenta.
Lucinilda também disse que nesse ano eles resolveram abrir portas para a sociedade participar e conhecer os trabalhos. “Esse evento se torna mais importante porque ele eleva nossa alto estima e revitaliza aquilo que estava adormecido. Queremos romper o esteriótipo do índio do século XVI, pois resistir para continuarmos a existir é uma estratégia do nosso povo em preservar a cultura”, enfatiza.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Assinatura do decreto de aprovação da Regularização Fundiária do Centro Empresarial acontece nesta quarta-feira (20)
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 27ª Chamada
- Informativo edital 004/2024 - Aldir Blanc
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Educação divulga a 75ª Chamada
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a julho
- Sapion Summit: Aracruz participa do maior evento de educação do Espírito Santo
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino