Dia do Artesão: artistas preciosas e a diversidade cultural em Aracruz
A diversidade cultural do município de Aracruz revela preciosidades nas artes e, se falando em artesanato, são as mulheres que ocupam o topo das produções. Elas estão nas aldeias indígenas, no campo e no litoral, sempre produzindo objetos que são verdadeiras obras de arte.
Esta terça-feira (19), é comemorado o Dia do Artesão, visto como uma data importante para homenagear este segmento cultural do município que, de acordo com o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, merece todo prestígio.
“Aracruz se destaca a nível estadual para apresentar a maior diversidade no artesanato, pois, além de Associações e Grupos de Artesãos, tem o artesanato indígena e todos se destacam pela beleza, originalidade e qualidade”, disse Cavaglieri.
No município o artesanato está sempre em busca de elementos naturais para desenvolver suas peças originadas do barro, couro, pedra, folhas, ramos secos e até madeira reaproveitada. “Normalmente os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de suas próprias casas ou em pequenas oficinas. São técnicas centenárias, muitas vezes passadas de geração em geração e que, sem dúvidas, constituem nossa diversidade cultural”, explica a secretária de turismo e cultural, Flávia Cândida.
Além das técnicas que encantam pela delicadeza, o artesanato é um forte setor econômico que está em ascensão em todo Brasil. “Nós parabenizamos todos e todas que através das habilidades de suas mãos fazem surgir peças que conquistam as pessoas e promovem uma ampla inclusão produtiva”, destaca o prefeito Jones Cavaglieri.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Oficinas de Teatro de Aracruz se apresentam no 21º Fenatevi em Vitória
- Município adere o Programa Compra Direta de Alimentos e fortalece a agricultura familiar e a segurança alimentar
- PROCESSO DE SELEÇÃO n.º 001/2025: Educação divulga edital para Processo de Seleção dos Diretores das Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal de Aracruz
- Novos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) são empossados para o biênio 2025-2027
- Cidade Expo Inovadora começa em Aracruz e reúne especialistas, estudantes e empreendedores
- Encontro de Jovens Guaranis em Aracruz busca fortalecer a conscientização sobre saberes ancestrais e o futuro das novas gerações
- Caminhada “Outubro Rosa” reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama
- Polo UAB prestigia mais uma cerimônia de colação de grau de seus estudantes
- Outubro Rosa: comunidade indígena realiza a Copa "Vem Com Elas" de Futebol Society
- Prefeitura apresenta projetos urbanísticos de Regularização Fundiária de loteamentos irregulares