Prefeitura de Aracruz capacita manipuladoras de alimentos da Rede Municipal de Ensino
.jpg)
Com o objetivo de promover o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar, e além disso, formar hábitos alimentares saudáveis dos estudantes, a prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira (12/03), no plenário da Câmara Municipal, uma capacitação com as manipuladoras de alimentos da Rede Municipal de Ensino. O evento aconteceu nos turnos matutino e vespertino e atendeu cerca de 170 manipuladoras, que foram instruídas pela Nutricionista Daiane Souza Gonçalves e pela Coordenadora do Setor de Alimentação e Nutrição, Elyne Mara Devens Costalonga.
Um dos primeiros tópicos abordados foram as funções nutritivas da merenda escolar, que tem um papel fundamental na prevenção de doenças e na manutenção do estado físico e mental, e sobre a arte de cozinhar, considerada uma realização pessoal e profissional, que necessita de higiene e organização. “A higiene e a organização são qualidades necessárias a qualquer profissional, mas nesse caso, em que falamos de alimentação, isso exige um nível de limpeza superior a qualquer outro”, ressalta Daiane.
As manipuladoras também foram instruídas a praticar, durante as pausas no trabalho, alongamentos corporais, que previne doenças por esforços repetitivos, e planejar o cardápio, que contém um conjunto de alimentos variáveis, e que deve ser servido diariamente com planejamento, seleção e escolhas de alimentos com valor nutricional. “A alteração nesse cardápio somente será permitida quando haver alimentos perecíveis dentro da data de validade, vegetais muito maduros, ou alimentos em grande quantidade que sobraram de outras refeições”, completa Daiane.
Todas as manipuladoras foram alertadas quanto às suas responsabilidades diárias, como verificar o cardápio do dia, o número de alunos que são atendidos diariamente, a quantidade recomendada para cada alimento por aluno, além de providenciar a merenda com antecedência para que esteja pronta no horário estabelecido.
Outros temas como o descongelamento, higienização e desinfecção dos alimentos, que podem transmitir doenças, os equipamentos necessários durante o trabalho, boas práticas de manipulação, o aproveitamento das chamadas “sobras”, e as atitudes não permitidas, como comer as merendas na escola, preparar os alimentos com as mãos feridas ou fumar durante o trabalho, por exemplo, também foram passadas às manipuladoras.
A Secretária de Educação Ilza Rodrigues compareceu à capacitação e deixou uma mensagem a essas profissionais que desempenham um papel fundamental na formação de cada aluno. “Esse trabalho tem um significado muito importante dentro de nossa rede, uma vez que está diretamente relacionado à qualidade da alimentação oferecidas às nossas crianças, assim como a forma correta de manipular e armazenar os alimentos. Eu vejo isso tudo como um crescimento continuado, pois com nossas cozinheiras sendo preparadas, com certeza, cada vez mais ofertaremos uma melhor qualidade de comida que chega às mesas”, enfatiza.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada