Retirada de árvores em calçada vai contribuir para acessibilidade de pedestres no centro de Aracruz

A Prefeitura Municipal de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) e Secretaria de Obras e Infraestrutura (SEMOB), atendendo a pedidos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), realizou a retirada de duas árvores que estavam localizadas na calçada lateral do referido órgão, na Avenida Padre Luiz Parenzi, no Centro de Aracruz.
A equipe técnica da SEMAM foi ao local, realizou vistoria e concluiu que as árvores (da espécie Oiti - Licania tomentosa), não estavam adequadas ao local, por possuírem raízes grandes e expostas, gerando riscos de queda aos pedestres, e conflito com a rede de esgoto, causando o entupimento dos encanamentos. O pedido da retirada teve por objetivo a execução das obras da calçada cidadã, uma vez que as árvores impossibilitavam a acessibilidade de pedestres e cadeirantes.
De acordo com a SEMAM, a retirada das árvores foi condicionada ao replantio de novas mudas de árvores, adequadas ao plantio em calçadas. A SEMAM destaca a grande importância dos indivíduos arbóreos, mas também reconhece a importância da acessibilidade das pessoas, que estava sendo prejudicada com a antiga estrutura da calçada.
O secretário da pasta, Edgar Martins, explica que a secretaria entende das funções ecológicas das árvores e os benefícios para a população por elas proporcionados, mas que também precisa trabalhar para minimizar os riscos para a população. Além disso, disse que a secretaria está cumprindo a legislação.
“Nós tínhamos essas duas questões para avaliar, que era o benefício que a árvores promovem para a cidade, que é o conforto térmico, a questão estética e visual e também a integridade física e acessibilidade do cidadão no seu direito de ir e vir, que estava sendo infringido pela presença das referidas árvores”, destacou o secretário.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito