Retirada de árvores em calçada vai contribuir para acessibilidade de pedestres no centro de Aracruz
A Prefeitura Municipal de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) e Secretaria de Obras e Infraestrutura (SEMOB), atendendo a pedidos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), realizou a retirada de duas árvores que estavam localizadas na calçada lateral do referido órgão, na Avenida Padre Luiz Parenzi, no Centro de Aracruz.
A equipe técnica da SEMAM foi ao local, realizou vistoria e concluiu que as árvores (da espécie Oiti - Licania tomentosa), não estavam adequadas ao local, por possuírem raízes grandes e expostas, gerando riscos de queda aos pedestres, e conflito com a rede de esgoto, causando o entupimento dos encanamentos. O pedido da retirada teve por objetivo a execução das obras da calçada cidadã, uma vez que as árvores impossibilitavam a acessibilidade de pedestres e cadeirantes.
De acordo com a SEMAM, a retirada das árvores foi condicionada ao replantio de novas mudas de árvores, adequadas ao plantio em calçadas. A SEMAM destaca a grande importância dos indivíduos arbóreos, mas também reconhece a importância da acessibilidade das pessoas, que estava sendo prejudicada com a antiga estrutura da calçada.
O secretário da pasta, Edgar Martins, explica que a secretaria entende das funções ecológicas das árvores e os benefícios para a população por elas proporcionados, mas que também precisa trabalhar para minimizar os riscos para a população. Além disso, disse que a secretaria está cumprindo a legislação.
“Nós tínhamos essas duas questões para avaliar, que era o benefício que a árvores promovem para a cidade, que é o conforto térmico, a questão estética e visual e também a integridade física e acessibilidade do cidadão no seu direito de ir e vir, que estava sendo infringido pela presença das referidas árvores”, destacou o secretário.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo